O Manchester City é 2º classificado da Premier League inglesa e vem de uma série de 7 jogos consecutivos sem perder, onde ganhou nos primeiros 6 e empatou o último, num jogo sem golos, frente ao Queen Park Rangers, 20º classificado.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 9 vitórias, dois empates e uma derrota, o que demonstra que, no seu estádio, esta equipa consegue, normalmente, impor o seu futebol e vencer, ainda que não convencendo sempre.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 45 golos marcados e 19 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 4º ataque mais eficaz e à defesa que menos golos permite, o que perfaz a 2ª melhor diferença de golos, deste campeonato.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Džeko o melhor marcador da equipa e um dos 7ºs melhores marcadores do campeonato, até à data, com 10 golos marcados, ou seja, 22% do total de golos.
Em termos de ausências, Maicon, Richards e Kompany estão lesionados e Yaya Touré e Koné Touré estão entregues à sua selecção, pelo que estes 5 jogadores não estarão disponíveis para o treinador, neste jogo.
É também de referir que este lote de 5 jogadores soma 55 entradas em campo e 4 golos marcados, pelo que será de esperar uma defesa e meio-campos ainda um pouco debilitados, neste jogo.
Onze provável do Manchester City: Hart, Zabaleta, Lescott, Nastasic, Clichy, Garcia, Barry, Nasri, Tévez, Silva e Agüero.
O Liverpool é 7º classificado do maior campeonato de futebol de Inglaterra e vem de um empate, fora de casa, frente ao Arsenal, 6º classificado, que surgiu depois de estar a vencer 2-0, o que revelou algumas debilidades na defesa desta equipa.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 3 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, o que demonstra que este conjunto ainda tem que melhorar a abordagem e a sua mentalidade neste tipo de jogos para, assim, puder subir ou manter a sua actual classificação, que ainda está aquém dos objectivos da equipa.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmotem 42 golos marcados e 30 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 5º ataque mais eficaz e a uma das 6ªs defesas que menos golos concede, o que perfaz uma das 5ºs melhores diferenças de golos, deste campeonato.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Suárez o melhor marcador da equipa e o 2º melhor marcador do cameponato, até à data, com 17 golos marcados, ou seja, 40% do total de golos.
Em termos de ausências, Flanagan e Kelly continuam lesionados, pelo que estes 2 jogadores não poderão fazer parte das opções do treinador, para este jogo.
É também de referir que estes 2 jogadores somam 4 entradas em campo, pelo que não será de esperar que estas ausências se façam notar.
Onze provável do Liverpool: Reina, Johnson, Agger, Carragher, Enrique, Henderson, Lucas, Gerrard, Downing, Sturridge e Suárez.
É esperada uma temperatura a rondar os 9 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores e de espectacularidade deste jogo, entre duas das 7 melhores equipas, até á data, do maior campeonato de futebol profissional de Inglaterra.
Em confronto teremos, então, o 2º classificado, contra o 7º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer este encontro estará do lado da equipa da casa, que apresenta a melhor defesa do campeonato, um registo em jogos no seu estádio, verdadeiramente invejável e que, por isso, teremos que assumir que fará uso do seu factor-casa para tentar ganhar mais um jogo e, assim, continuar na perseguição ao primeiro lugar.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-5-1, ao passo que a equipa visitante actuará num 4-3-3, e sendo que ambos os esquemas tácticos se equivalem, pela descida ou subida da linha de extremos, não será de esperar particular vantagem no dominio técnico, para nenhuma das equipas, o que fará com que tenhamos um equilibrio posicional e numérico de jogadores a meio-campo, o que fará, também, com que os desiquilibrios do jogo ocorram por via dos planos técnicos, tácticos, físicos, de eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e de conversão dos lances de bola parada, planos estes onde a equipa da casa é superior, o que deixará como ponto forte, os contra-ataques para a equipa visitante, plano este onde esta equipa está bastante apurada e já se revelou ser bastante capaz de marcar golos.
Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta todos os factores referidos anteriormente, pelo que, a jogar pelo seguro, e mesmo com a equipa da casa a ter a defesa mais consistente da prova, optei pelo mercado de golos, mais propriamente, porque acredito que ambas as equipas conseguirão marcar, neste jogo.