O Manchester United é líder isolado do maior campeonato de Inglaterra e vem de uma série de 7 vitórias consecutivas.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 9 vitórias e apenas uma derrota, derrota esta que foi frente ao Tottenham, por 3-2, o que diz que este conjunto, no seu estádio, consegue impor quase sempre o seu futebol.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 54 golos marcados e 28 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais eficaz e à 10ª defesa que menos golos concede.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-3-1-2, que tem em Van Persie como melhor marcador da equipa e do campeonato, nesta prova e até ao momento, com 16 golos marcados, ou seja, 27% do total de golos.
Em termos de ausências, Rooney está em dúvida, para este jogo, Nani e Anderson voltam à competição após recuperarem das respectivas lesões que os afastavam, pelo que o Sir Alex Fergunson terá, em principio e se Rooney estiver mesmo apto, todo o plantel à disposição para este clássico do futebol inglês.
Onze provável do Manchester United: De Gea, Rafael, Ferdinand, Evans, Evra, Valencia, Carrick, Cleverley, Kagawa, Hernandez e Van Persie
O Liverpool é 8º classificado da Premier League inglesa e vem de uma série de 3 vitórias consecutivas, pelo que deverá entrar em Old Trafford extremamente motivado para fazer um bom clássico frente ao líder do campeonato.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, o que demonstra que este conjunto está na média do que as equipas deste campeonato produzem, não conseguindo, portanto, fazer prevalecer a sua qualidade, o que indica que esta equipa terá problemas na abordagem que faz a este tipo de jogos.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, o mesmo tem 34 golos marcados e 26 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 7º ataque mais produtivo e a uma das 5ªs defesas que menos golos consente.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Suárez o melhor marcador da equipa e o 2º melhor do campeonato, com 15 golos apontados, até ao momento, ou seja, 44% do total de golos.
Em termos de ausências, Borini, Enrique e Kelly estão lesionados, pelo que não poderão ser opções para Brendan Rodgers, o treinador, neste jogo.
É também de referir que este lote de 3 jogadores indisponíveis soma 23 entradas em campo e um golo marcado, pelo que será de esperar que, sobretudo na defesa, a ausência de José Enrique se possa fazer notar.
Onze provável do Liverpool: Reina, Wisdom, Skrtel, Agger, Johnson, Lucas, Gerrard, Downing, Sterling, Suárez e Sturridge.
É esperada uma temperatura a rondar os 5 graus positivos, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, de espectacularidade do jogo e de afluência de público às bancadas, que num clássico destes costuma providenciar um ambiente completamente viciante.
Em confronto, teremos o 1º classificado e actual líder destacado do campeonato, o Manchester United, que irá receber um dos seus maiores rivais deste campeonato, o 8º classificado, Liverpool, pelo que, desde logo, se adivinha algum favoritismo para o conjunto da casa.
Em termos de comparação táctica, teremos um 4-4-2, da casa, contra um 4-3-3, do conjunto visitante, e sendo que ambos os esquemas praticamente se equivalem, embora tendo vantagens um sobre o outro em variadas situações de jogo, é de esperar que exista uma vantagem do conjunto da casa no meio-campo, numérica que se irá traduzir, depois na posse de bola, pelo que espero que esta equipa consiga chegar mais vezes à baliza adversária.
Em termos de comparação, nos planos técnicos, de criatividade e eficácia ofensiva, a equipa da casa também é superior, embora o conjunto visitante também tenha jogadores muito bem dotados nas 3 áreas referidas.
Para terminar, este é um clássico, e como tal, pode-se esperar um jogo bastante animado e repartido de parte a parte, ao início um pouco fechado e estático, como é normal, mas que irá, progressivamente, abrir, fornecendo aos espectadores, consecutivamente, mais oportunidades de golo.
Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta que dos 10 jogos que o Manchester disputou em sua casa, 8 tiveram mais de 2,5 golos e apenas 2 tiveram menos, desses 8, 7 tiveram mais de 3,5, 4 tiveram mais de 4,5 e 2 tiveram mais de 5,5, ao passo que dos 10 jogos que o Liverpool disputou fora de casa, 7 tiveram mais de 2,5 golos e 3 tiveram menos de 2,5, desses 7, 4 tiveram mais de 3,5 golos e 2 tiveram mais de 4,5, pelo que, tratando-se de um dos maiores clássicos de futebol e adivinhando que, sem ausências no seu plantel, a equipa da casa sairá vencedora deste encontro, pelo que optei pelo mercado Resultado/Total de golos que penso ter mais hipótese de ocorrer, neste jogo.