Os rivais de Manchester, e respectivamente líderes (United) e campeões (City) da Premier League encontram-se em Old Trafford para mais um derby escaldante.
A época da equipa orientada por Alex Ferguson parece “arrumada”, digamos assim. O United já foi eliminado da Liga dos Campões (oitavos de final ante o Real Madrid, ainda que se possa queixar da má àrbitragem) e das taças nacionais (todas aos pés do Chelsea, a Taça da Liga num fantástico 5-4 há 6 meses atrás, a FA CUP há precisamente uma semana), e encontra-se na liderança do campeonato com 15 pontos de vantagem para o rival City quando há 24 em disputa.
Seria preciso perder-se o jogo desta noite… e mais 3 jogos e esperar que o City vencesse tudo o que resta até final para que o título não seja entregue a Alex Ferguson. É com essa pressão, ou ausência dela, que os red devils vão a jogo, e isso é um factor que os favorece.
O momento que a equipa atravessa, contudo, não é o melhor, especialmente a nível ofensivo, é que nos últimos 5 encontros apenas por uma vez os red devils conseguiram marcar mais de 1 golo, tendo uma média de apenas 1 golo conseguido por jogo nesta amostra que, é certo, valeram-lhes duas vitórias, mas custaram outras tantas eliminações (Champions e duplo duelo com o Chelsea). A defesa continua sólida, apesar de ver a sua baliza inviolada na mesma porporção que as dos adversários no passado ilustrado.
Rafael é a ausência mais notada do lado vermelho (23 jogos até agora, na Premier League).
Do outro lado está um City com a mera ambição de encurtar distâncias e esperar um milagre na luta pelo título. Tem 15 pontos de desvantagem e pretende encurtar distâncias num jogo que é, já de si, muito especial, para os citizens. Motivação não faltará, portanto aos comandados de Roberto Mancini que, apesar da desvantagem, podem gabar-se de estar activos em mais de uma competição (algo que o rival não pode dizer), um prémio de consolação que não deverá entrar em campo, apesar do jogo com o Chelsea (relativo às meias-finais da FA Cup) ser no Domingo.
Nos últimos 6 jogos a equipa do City venceu 5 e perdeu 1, sendo que a derrota ocorreu em casa de uma das boas equipas da Premier League, Everton. Um dado importante e que indica, de certa forma, a recuperação da equipa de Javi García e companhia.
Não há ausências de vulto na equipa azul-celeste.
Acredito num City motivado e num United com uma pressão relativizada apesar da noção de se tratar de um derby. Normalmente, isto são ingredientes para muitos golos, algo em que acredito para esta noite.