Nessa terça feira, o Manchester United vivo na luta pela tríplice coroa encara o Real Madrid, que ressuscitou nessa semana, batendo não uma, mas duas vezes o Barça. Jogo no Old Trafford.
A campanha do time de Alex Ferguson é de dar inveja a qualquer time, pois não é todo ano que o líder do campeonato inglês consegue ter tamanha vantagem de 15 pontos para o 2º colocado e não apenas vencer suas partidas, mas com propriedade e apresentando bom futebol.
Para chegar a esse nível hoje, muitos detalhes tiveram de ser mudados por Ferguson: – a separação dos irmãos Fabio e Rafael, que notavelmente prejudicava ambos por ficarem em sua zona de conforto; – a contratação de um craque goleador, Robin Van Persie; – e, a maior marca de Ferguson, confiar no talento dos jovens De Gea, Phil Jones, Cleverley, entre outros.
Nos galáticos do Real, com outra mentalidade, a da grana, José Mourinho pode montar o time com a sua cara, trazendo os jogadores que quis. E não foram poucos os reforços pedidos pelo treinador português que já contava com Cristiano Ronaldo e Kaka. Mas dizia precisar ainda de mais peças, nisso chegaram Ozil, Di Maria, Khedira e mais recentemente, Luka Modric.
Agora, com sua equipe ideal em mãos, Mou tem a chance de provar que pode fazer qualquer time campeão, mesmo dependendo de uma temporada a mais no Real para demonstrar tal feito, conforme ele próprio já declarou inúmeras vezes: “Só preciso de 2 temporadas pra fazer meu time vencer tudo”, isso na época em que comandava a Inter de Milão, onde foi campeão da Champions em sua 2ª temporada à frente do time.
♠ Baixas no Manchester: Phil Jones. Baixas no Real: Iker Casillas.
Φ Fiquei surpreso ao ver as odds apontarem o Real Madrid favorito nessa partida.
Tudo bem que eles vem de 2 vitórias seguidas sobre o Barcelona, tido até então como o melhor time do mundo e com o melhor jogador do mundo no elenco. Mas analiso que seus 2 triunfos vieram apenas para confirmar uma impressão, não apenas minha, mas de outros especialistas também: o Barça também precisa de um treinador para ser forte e ter o reserva do reserva de Guardiola no comando técnico já deu mostras claras que a equipe não conseguirá ter o mesmo bom desempenho.
Ao que vi as odds do United em @3,20 tive vontade de ir babando nelas, pois repito, para mim, são ao lado do Bayern Munich o melhor time da Europa nesse momento.
O grande “Quê” da questão para confirmar minha escolha é no quesito Ferguson x Mourinho, analisar o histórico entre eles é essencial para saber a tendência da partida e isso não é achismo, é fato! A Champions premia o treinador que adota a melhor estratégia para tal partida, se quiser um exemplo é só lembrar de Inter x Barça em 2010, quando o mesmo Mourinho derrubou o time de Guardiola, outro monstro tático, com um time inferior em mãos.
Pois bem, o histórico é avassalador a favor de Mourinho, com apenas 2 derrotas em 15 confrontos contra o escocês treinador dos Devils. Agora, a convicção que tenho é a de que ou o United vence por 2×1 e passa ou empata em 2×2 e cai, talvez até um 3×2 para o Real possa acontecer no final da partida caso ela esteja 2×2.
O que vejo como certeza mesmo é o time da casa marcar pelo menos 2 vezes, pois tiveram inúmeras chances de conseguir isso no Bernabéu, com Van Persie perdendo gols que é difícil vê-lo perdendo e não creio que o raio cairá no mesmo lugar.