Com 56 pontos amealhados num total de 23 jogos, o Manchester United segue firme na liderança da Premier League, com mais 4 pontos que o rival City, que até já jogou nesta ronda e empatou.
No total, os homens de Ferguson já marcaram 57 golos e sofreram 30. Sem perder há um largo período de jogos, o Manchester United está em bom momento e vem de uma goleada de 4-1 perante o Fulham, em jogo realizado no último sábado a contar para a Taça de Inglaterra.
Nos jogos em casa, o United ganhou sempre até aqui para o campeonato, à excepção da recepção ao Tottenham. Relativamente a baixas para este confronto com o Southampton, estão fora Ashley Young (15/0) e Darren Fletcher (3/1).
O Southampton segue no lado oposto da classificação, com 23 pontos em 23 jogos e por isso em 16.º lugar, com 3 pontos de vantagem para a zona de despromoção.
Neste período de partidas, já marcou 30 golos e sofreu 40. Com apenas uma derrota nas últimas sete partidas, o Southampton tem se mostrado um difícil oponente para quem com que ele se depara.
Se depois da derrota de 5-1 contra o Chelsea, o Southampton foi ganhar 1-0 ao Villa Park, depois disso pontuou em Stamford Bridge (2-2) e na recepção ao Everton (0-0), num jogo onde até poderia ter ganho.
Nos jogos fora, a equipa de Pochettino começou bastante mal, mas pontuou nas últimas quatro saídas. O defesa José Fonte (20/2) continua ausente.
Desde que o argentino Pochettino assumiu o comando técnico do Southampton que a equipa tem vindo a melhorar substancialmente e recentemente até já conseguiu roubar pontos a boas equipas como são o Chelsea ou o Everton.
Contudo, creio que nesta deslocação a Old Trafford seja ligeiramente mais complicada para uma equipa que está relativamente confortável na classificação e sabe que se perder não perde a posição em que está.
Já em Manchester, há a oportunidade de aumentar a distância para o City e deixar os rivais ainda mais longe de si na luta pelo primeiro lugar, depois do empate de 0-0 contra o QPR, ontem.
Nos jogos em casa, o United tem mostrado uma grande capacidade atacante e diante de uma equipa que melhorou, tem um bom contra-golpe e tudo mais, mas ainda não é muito consistente na defesa, creio que possa alcançar com relativa facilidade a barreira dos 3 golos (é de 2,72 a média de golos marcados nos jogos em casa).