Treinador de nível 3 da Federação Portuguesa de Ténis. Antigo Seleccionador Regional de várias Associações, e da Selecção Nacional. Actualmente empresário desportivo, sócio/gerente da empresa Ténis4You e treinador de atletas de nível Internacional.
Marian Cilic jogador Croata de 24 anos, nº 12 ATP, anda há muito no circuito, é um jogador com muita experiência.
É definitivamente um jogador de pisos mais rápidos, serviço muito bom, não só em potência, consegue variar com muita facilidade os efeitos, bom “disguise”, é também dono de uma grande direita, mas para mim o que faz a diferença no seu jogo neste tipo de tipo, mais rápido, mais escorregadio é a sua esquerda, mais chapada e rápida.
Cilic é o tipo de jogador que quando o vejo jogar é difícil encontrar falhas tácticas, muito disciplinado.
Este ano já venceu um torneio em Zagreb (rápido/indoor), e fez o que tinha a fazer na terra batida.
Ivan Dodig, também Croata, de 28 anos, nº 54 ATP, é um jogador de meio da tabela, este ano o seu melhor resultado foi as meias finais do torneio de Munich.
Admiro o estilo de jogo de Dodig, serviço potente, muito forte fisicamente, rápido, grande movimentação de pernas, bom toque de bola, bom slice, e muito bom jogo de rede.
Gosto muito do seu jogo de fundo do court quando entra em dificuldade e joga em contra ataque.
O seu jogo de fundo é um pouco previsível, e gosta de jogar na sua zona de conforto e no seu timing, o que não acontece quase nunca nos pisos de relva, logo nunca será um bom jogador de relva.
H2H: Dodig vence por 2/1
Previsão do encontro: Marin Cilic é o detentor do titulo de Queen’s, não vai querer perder pontos, vai tentar comandar o jogo logo à partida, imprimir um bom ritmo na esquerda de Dodig.
O ultimo encontro entre ambos foi uma vitória clara de 6/4 6/2 em Munich para Ivan, mas em terra batida.
O unico senão que vejo que pode criar mais dificuldades na vitória de Cilic é que para ele vai ser o primeiro jogo e Dodig já vem com a rodagem de um encontro de 3 sets.
A minha aposta vai para a vitória de Marin Cilic, num jogo equilibrado mas sempre controlado pelo Croata mais novo.
Ass: José Galante