Marítimo:
De entre todas as equipas que marcam habitualmente presença no primeiro escalão do futebol em Portugal, o Marítimo já nos habituou a ser uma das mais perigosas e mais a ter em conta. Este ano, não é diferente e mesmo com um início de campeonato pouco esclarecido a verdade é que estão no 5.º lugar, apenas atrás dos três grandes e do Guimarães. Somam 12 pontos em 7 jornadas e um record de 12-8 em golos.
Nas últimas jornadas da liga, têm alternado bons com maus resultados à medida que jogam em casa e fora, respectivamente. Perderam no Restelo com o Belenenses e na Mata Real com o Paços, mas ganharam ao Penafiel e ao Guimarães nos dois últimos jogos em casa. Assim, têm alternado vitória com derrota há 4 jogos.
Para hoje, Danilo Pereira está de regresso aos convocados, bem como Briguel, numa lista que dá a ideia de que Leonel Pontes vai com a carne toda no assador.
Gondomar:
É um clube com alguma história no nosso futebol, já não está entre os dois primeiros escalões há algum tempo, mas procura sempre regressar à Segunda Liga. A verdade é que têm tido concorrência apertada e, este ano, para já está tudo igual: ao fim de 6 jornadas, o Gondomar está em 6.º de entre 10 equipas, no Grupo C do CNS. Os golos fixam-se em 5-5.
Nas duas últimas jornadas, perderam diante do Sousense por 2-0 e do Lusitânia Lourosa por 1-0.
Dizer ainda que na eliminatória anterior da Taça de Portugal, ganharam por 2-1 no terreno do Vilaverdense.
Prognóstico:
A diferença qualitativa entre as duas equipas é abismal, do lado do Gondomar há logicamente o pensamento de que não têm nada a perder, mas a verdade é que motivacionalmente isso também se poderá notar e prejudicar a equipa forasteira. Do outro lado, temos um Marítimo a crescer, que nos jogos em casa tem praticado um óptimo futebol e conseguido belos resultados (relembre-se que no último jogo a jogar como visitado golearam por 4-0 o bom Vitória de Guimarães). Os convocados de Pontes deixam antever que os madeirenses vão na máxima força, a jogar perante o seu público e com um forte desejo de ir longe nesta Taça (antes do jogou até se falou no objectivo de chegar ao Jamor) acredito que o Marítimo consiga um triunfo tranquilo, estando por isso já na frente do marcador ao intervalo.