Frente a frente o Campeão Nacional e atual 2º classificado, contra o 7º classificado na Liga Zon Sagres.
Marítimo soma ate ao momento 29 pontos e esta a entrada para esta jornada apenas a 1 ponto do 5º lugar ocupado pelo Rio ave.
A última derrota dos insulares no seu estádio foi precisamente contra o Rio ave (0-1) num jogo atípico que teve 4 expulsões. Nos últimos 5 jogos o marítimo tem um registo de 3 vitórias 1 empate e 1 derrota. São uma equipa muito equilibrada e que têm feito uma época consistente.
Com Pedro Martins a querer novamente fazer parte dos quadros da Liga Europa vencer ou, não perder contra os campeões nacionais certamente seria uma injeção de motivação muito maior que qualquer um adversário direto pelo mesmo objetivo conseguiria.
Jogar neste estádio é sempre complicado e os insulares sabem muito bem aproveitar o fator casa.
«Reconhecemos o valor do adversário, que é, a par do Benfica, a equipa mais forte do Campeonato, mas espero que minha a equipa seja ousada suficientemente para fazer mossa», referiu Pedro Martins.
Para esta partida, Pedro Martins convocou: Welligton, Sallin e Ricardo; João Diogo, Igor Rossi, Roberge, Luís Olim, Briguel, Rúben Ferreira e João Guilherme; Rafael Miranda, Semedo, Rodrigo António, Artur e David Simão; Suk, Kukula, Danilo Dias, Adilson, Sami e Heldon.
Já o médio Olberdam não faz parte do leque de opções, em virtude de uma lesão contraída durante a semana.
O avançado Ytalo também não entra nas escolhas, uma vez que o clube já manifestou a intenção de ceder o jogador.
Pelos lados do Dragão em pouco tempo perderam a liderança do Campeonato Português e foram eliminados da Liga dos Campeões pelo Málaga equipa que estava perfeitamente acessível ao Dragões.
Este jogo é de máxima importância para a equipa comandada por Vítor Pereira. É fora de casa que os azuis e brancos perdem mais pontos e têm mais dificuldades registando até ao momento 4 empates para a Liga Zon Sagres, Sporting (0-0), Benfica (2-2), Rio ave (2-2) e Gil Vicente logo na primeira ronda (0-0).
O jogo com o Málaga certamente fez mossa nos jogadores do FC Porto, mas como todos sabemos isso não é algo que costume perturbar durante muito tempo esta equipa que rapidamente encontra o caminho das vitórias, mas sem João Moutinho que hoje não vai poder jogar o Porto tornasse mais vulnerável, não pensam tao bem o jogo e a circulação da bola não é tao bem executada, apesar de terem um plantel com muita qualidade é pelo Internacional Português que costuma passar toda a qualidade do meio campo dos Dragões.
Não se prevê um jogo nada fácil para a equipa de Vítor pereira.
Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro; Lucho, Fernando, Defour, Izmailov, Castro, James e Varela; Liedson, Jackson Martínez e Atsu.
Para este jogo espero um FC Porto a tentar marcar cedo mas com muitas dificuldades em impor o seu jogo enquanto os jogadores do Marítimo estiverem frescos. A primeira parte vai ser muito equilibrada com duas formações que tratam bem a bola e que sabem atacar.
A meu ver o FC Porto vai sentir muito a falta de Moutinho no entanto como equipa são muito fortes e mentalmente também, não sei até que ponto o jogo em Espanha possa ter afetado a confiança dos jogadores, mas uma coisa é certa, caso o nulo se mantenha durante muito tempo a forma de jogar do porto vai ressentir-se, os jogadores começam a ficar nervosos e as coisas não saem tao bem. O Marítimo pode aproveitar e por ”mais lenha na fogueira”, apertando mais e criando algumas ocasiões de golo intranquilizando ainda mais os azuis e brancos.
Acredito que o FC Porto possa vencer sem dúvida, mas não coma tranquilidade da primeira volta (5-0), resultado esse que os insulares também vão querer provar ter sido um acidente de percurso e que a sua qualidade é muito maior. Para mim os 3 resultados são plausíveis, mas não acredito numa vitória folgada do Porto, caso vençam será por um golo nunca mais que isso na minha opinião e é nesse sentido que vai a minha aposta para este encontro: