Encontro referente ao Jogo 1 da final da conferência Oeste onde a formação dos San Antonio Spurs recebe no seu pavilhão a formação dos Memphis Grizzlies.
Os Memphis Grizzlies chegam pela primeira vez na sua história à final da conferência Oeste após terem eliminado duas das que eram consideradas grandes favoritas à conquista do título, os LA Clippers e os Oklahoma City Thunder.
Foram duas séries muito bem conseguidas onde a formação comandada por Lionel Hollins conseguiu impor o seu ritmo baixo de jogo e a grande força no jogo interior com Randolph e Gasol a serem a chave da equipa. De destacar também neste conjunto o base Mike Conley que tem feito excelentes exibições e contribuído muito igualmente para o sucesso da equipa
Provável cinco inicial: Mike Conley, Tony Allen, Tayshaun Prince, Zach Randolph, Marc Gasol
Os Spurs eram juntamente com os Clippers e os Thunder os grandes favoritos a conquistar o título da conferência e continuam a sê-lo neste momento. A equipa de Greg Popovich procura regressar à final da competição onde não chega desde 2007 quando venceu o seu último título. Até esta fase derrotaram os Lakers e depois os Golden State Warriors.
A equipa dos Spurs tem contado com Tim Duncan a excelente nível e de destacar Leonard e Green não só importantes no ataque, mas também defensivamente que na última série tiveram uma árdua tarefa para parar Curry e Thompson. Temos ainda Tony Parker que é capaz de resolver um jogo sozinho e ainda Ginobili que é sempre um jogador importante na rotação
Provável cinco inicial: Tony Parker, Danny Green, Kawhi Leonard, Tim Duncan, Tiago Splitter
Conclusão:
Este será o reencontro entre estes dois conjuntos após em 2011 os Grizzlies terem surpreendido os Spurs e eliminado a equipa de San Antonio. Nessa altura a chave da equipa foi o jogo interior com Gasol e Randolph a dominarem Duncan e o na altura rookie Splitter, no entanto é necessário ter em conta que Duncan está a jogar a um nível altíssimo esta época e igualmente Splitter está muito melhor e é neste momento um jogador muito mais completo.
No jogo interior não creio assim que haja essa vantagem para os Grizzlies e nos restantes capítulos do jogo vejo vantagem para San Antonio, Parker leva vantagem diante de Conley sendo que Leonard e Green também são jogadores superiores a Allen e Prince. Este será o quinto jogo da temporada entre estas duas equipas sendo que até ao momento ambas venceram os dois jogos em casa e acredito que essa superioridade caseira se volte a manifestar com um triunfo dos Spurs nesta partida.