M’gladbach:
Está a fazer uma temporada sensacional a nível da Bundesliga, chegando mesmo ao fim do mês de outubro num fantástico 2.º lugar, apenas atrás do campeão Bayern Munique, com 16 pontos (a 4 do Bayern e com mais 2 para Mainz, Hoffenheim e Wolfsburg).
É de referir que, no período dos jogos das selecções, o ‘Gladbach fez um amigável com o FSV Frankfurt para manter altos os indíces físicos e goleou por 4-1.
No passado sábado, mais um excelente resultado: triunfo de 3-0 no terreno do Hannover 96, que, até ao momento, só tinha triunfos em casa (incluindo um ao Schalke 04).
Na Liga Europa, as coisas não têm corrido tão bem, pois os alemães somam apenas 2 pontos em 2 jogos, pelo que ocupam o 3.º lugar do grupo A, com menos 1 que o Apollon e menos 2 que o Villarreal. Até agora, empataram em casa com os espanhóis e fora na Suíça, sempre por 1-1.
Apollon:
É uma das equipas mais fortes do futebol do Chipre, chegando a este momento da época em 2.º lugar no campeonato cipriota, com 12 pontos em 6 jogos e uma distância já de 4 pontos para o líder APOEL.
São uma equipa de altos e baixos, mesmo que tenham passado a maior parte do tempo, desde que a época começou, na mó de cima. Digo isto porque já sofreram goleadas difíceis de explicar a nível interno, com o AEK Larnaca (2-5) e com o Nea Salamis (0-4), esta última na passada segunda-feira.
Na Liga Europa, em 2 jogos somaram 3 pontos, ocupam o 2.º lugar do grupo, é um bom arranque mas continuam a ser claros outsiders: ganharam por 3-2 ao Zurique em casa e perderam por 4-0 com o Vilarreal fora.
Prognóstico:
É uma espécie de encontro entre David e Golias, ainda que não numa escala tão acentuada. De um lado, temos o segundo classificado do campeonato alemão (um dos melhores do Mundo na actualidade, a ombrear lado a lado com a Premier League e a La Liga) e do outro o também segundo do Chipre.
O futebol cipriota está a anos-luz do alemão e creio que essas distâncias poderão ficar vincadas no jogo desta noite.
O Gladbach tem estado fortíssimo, ainda não perdeu na Bundesliga, em casa já goleou por exemplo o Schalke por 4-1, enquanto que o Apollon já levou 4-0 em Espanha do Villarreal (empatou na Alemanha) e vem de outro 4-0 (consecutivo) no campeonato na última segunda-feira.
Dois conjuntos de qualidade distinta, momentos de forma e consequentemente confianças distintas, factor casa do lado dos alemães e, por isso, só posso imaginar um triunfo bastante tranquilo do Mönchengladbach, podendo mesmo golear à grande.