A segunda equipa com mais títulos europeus não está a fazer uma época famosa e não vai além da quarta posição na liga interna com 44 pontos em 25 jogos, já sem chances de ser campeão. A equipa de Allegri totaliza 44 golos marcados e 31 tentos sofridos.
O AC Milan apesar de tudo está numa fase ascendente, vencendo 4 das últimas 5 partidas, onde se inclui os triunfos caseiros por 2-1 diante do Bolonha, Udinese e Parma, já fora de portas empatou a uma bola com o Cagliari e venceu 1-0 no terreno do Atalanta.
Allegri diz que o Milan não é vitima nenhuma e acredita que pode eliminar o Barcelona, na época transacta faltou ambição aos milaneses e mesmo em S.Siro deram o meio-campo ao Barcelona e com um Barcelona ainda mais forte a receita não deve ser diferente até porque Allegri não é um técnico arrojado nem corajoso. Assim o 4-3-3 do Ac Milan no papel, muito facilmente se vai transformar em 4-5-1 deixando El Shaarawy sozinho no ataque, procurando tirar partido da velocidade e da técnica do novo faraó.
Uma equipa milanesa que vai tentar limitar a circulação de bola do Barcelona apenas nos últimos 30/40 metros e que vai apostar tudo El Sharawy e nos lances de bola parada até porque o Barcelona tem uma equipa muito baixa. A questão é que Zapata e Mexés não são centrais muito móveis e podem passar mal diante de Messi e seus pares.
Balotelli não pode jogar por já ter participado na Champions pelo City.
O Barcelona está a fazer uma época soberba e tem praticamente a liga interna ganha já que dispõe de 12 pontos de avanço sobre o At.Madrid, totalizando 65 pontos em 24 jogos, 80 golos marcados e 27 golos concedidos.
O Barcelona está bem posicionado na Taça do Rei depois de ter empatado nas meias-finais da Taça, no terreno do rival merengue a uma bola e no campeonato, o empate no terreno do Valência (1-1), acabou por ser um acidente de percurso já que antes goleou o Osasuna por 5-1, depois o Getafe por 6-1 e na última ronda da liga interna foi ao terreno do Granada, vencer por 2-1, com um bis de Messi.
O Barcelona tem um estilo de jogo reconhecido em todo o lado e consegue a proeza de dominar em todos os campos onde joga, tal o respeito que têm pela turma culé. O Barcelona vai ser fiel ao seu 4-3-3, com a surpresa de poder jogar com o seu melhor 11 e quando Mascherano não joga central e a dupla no eixo defensivo da equipa é Puyol e Piqué, a qualidade defensiva e a qualidade nas transições ofensivas é muito mais evidente.
De resto será um futebol típico do Barça, de pé para pé, com muita circulação de bola e muitas tabelinhas e com eterna paciência na busca da abertura ou do espaço suficiente para fazer a diferença, diferença esta que deve ser colocada em campo por Messi, até porque já foi 4 vezes seguidas o melhor marcador da Champions e conta ainda com o apoio do melhor assistente da Liga Espanhola, Iniesta e de Pedro que está talhado para os grandes jogos.
David Villa está lesionado.
Conclusão: Creio que o Barcelona vai ter muita posse de bola nesta partida, o ano passado nos quartos de final em S.Siro, diante do mesmo oponente, teve 62% de posse de bola e não contava com Fabregás no 11 e o Milan tinham jogadores que seguravam melhor a bola que agora não estão na equipa, como é o caso de Nocerino ou Seedorf.
Acresce que o Barcelona domina a posse de bola em todos os jogos e em todos os campos onde atua, tem um estilo de jogo muito difícil de contrariar pois o que circula são os jogadores e não a bola e Xavi, Iniesta e Fabregás para além de jogarem muito tempo juntos, têm muita qualidade posicional, excelente sentido tático e quando não têm a bola oferecem sempre dois ou três linhas de passe aos seus companheiros e é preciso não esquecer que o Milan vai jogar com o seu bloco baixo para não ser surpreendido pelas arrancada de Messi e Pedro e o Barça com Piqué no onze tem outra qualidade na primeira fase de construção ofensiva.