Esta noite defrontam-se no San Siro em Milão dois históricos do futebol europeu ou não tivessem ambas as equipas conquistado o trofeu em disputa por diversas vezes.
É assim um jogo que tem em si mesmo um aliciante muito grande. Apesar deste estatuto do qual gozam ambas as equipas, estas encontram-se em momentos históricos diferentes.
Enquanto os Catalães encontram-se num período histórico da vida do clube fruto de uma equipa fantástica e de terem provavelmente o melhor jogador de todos os tempos, o AC encontra-se num período de transição pós glórias e assim é uma fase de rejuvenescimento da equipa que implicará certamente a ausência de títulos relevantes por algum tempo.
ONZE PROVÁVEL: Abbiati; Abate, Zapata, Mexes, De Sciglio; Montolivo, Ambrosini, Muntari; Boateng, Pazzini, El Shaarawy
AC MILAN
Na presente edição da Champions, o AC qualificou-se de forma periclitante ao ficar em segundo num grupo que tinha Málaga, Zenit e Anderlecht.
Parece-me portanto uma campanha bastante fraca, ainda para mais porque somente conquistaram 8 pontos conseguindo a qualificação de forma sofrida no último jogo.
Na Série A encontra-se ainda pior estando já longe do líder Juventus, fruto de um começo desastroso.
Nos últimos tempos, a equipa ganhou novo fôlego com a chegada de Balloteli que trouxe outra frescura ao ataque e um novo ânimo à equipa.
Esta noite porém, não poderá emprestar a sua irreverência à equipa pois já jogou na Champions deste ano pelo Manchester City.
A juntar a Balloteli Massimiliano Allegri não poderá contar com Bonera, Robinho, Flamini, Nocerino e De Jong. Para além disso a grande esperança da equipa, El Shaarawy poderá não estar nas melhores condições, visto que regressa de uma lesão.
Ainda assim acredito que o AC possa dar uma excelente réplica ao Barça e que o factor casa e o pragmatismo italiano possam surgir neste jogo.
FC BARCELONA
Não há muito que se possa dizer acerca do Barça que já não tenha sido dito antes por outros. É indiscutivelmente uma das equipas mais fortes do Mundo com grandes jogadores que jogam praticamente de olhos fechados.
A substituição de Guardiola por Tito Vilanova também não alterou a matriz da equipa pelo que o Barça mantém todo o estilo de à largos anos.
O Barcelona tem deixado algo a desejar nos últimos jogos. Não sei se é da vantagem que abriram no campeonato e que lhes permite relaxar ou se estão num período de menor forma.
Certo é que a vitória em Granada foi complicada e empatou os últimos jogos na condição de visitante em terrenos reconhecidamente dificeis; empates em Valencia e em Madrid a uma bola.
Não sei até que ponto o Barça pode voltar à grande forma esta noite visto que jogar em San Siro é sempre complicado para qualquer equipa.
A seu favor o Barça tem o facto de não ter baixas de vulto e o facto de o jogo ser para a Champions traz sempre uma motivação adicional.
Para esta noite Vilanova não poderá contar com Villa, Abidal e Adriano.
ONZE PROVÁVEL: Valdes; Dani Alves, Pique, Puyol, Jordi Alba; Xavi, Busquets, Fabregas; Pedro, Messi, Iniesta
Na antevisão ao encontro recolhi declarações dos treinadores e também de alguns jogadores como Bojan que joga pelos Milaneses contra a anterior equipa.
BOJAN:
Humildad, jugamos contra el equipo más fuerte del mundo. Pero también ambición, porque está camiseta lo exige. Mañana será un día muy especial. Buenas noches
PUYOL:
va a ser un partido muy difícil contra el Milan. Son más jóvenes y con menos experiencia que el año pasado y eso quizá les hace más peligrosos esta vez. mi segundo equipo es el Milan, quiero que gane siempre menos cuando juega contra nosotros. Nunca me he escondido respecto a que me habría gustado jugar aquí, pero ahora ya soy mayor y tengo claro que me retiraré en el Barça.
ALEGRI:
“It will be a wonderful night tomorrow [Wednesday], where the most successful club will face the best team in the world. We will give our all and face Barca with courage, strength and spirit, “
Posto isto eis o que eu espero para o jogo desta noite; o AC Milan tentará aguentar o ímpeto do Barcelona e levar o jogo para uma fase em que possa aproveitar algum erro defensivo do Barcelona.
Alegri sabe que se jogar olhos nos olhos provavelmente acabará derrotado e com a eliminatória praticamente decidida face ao poderio Catalão.
Assim penso que montará uma estratégia em que preveligiará o contra-ataque como forma a conseguir um resultado positivo. Assim, creio que conseguirá levar o jogo empatado para intervalo.
Porém a maior experiência do Barcelona bem como a superior qualidade da equipa e dos seus jogadores poderá vir ao de cima na segunda parte.