O AC de Milão é agora 4º classificado do maior campeonato de futebol profissional de Itália e vem de uma série de 8 jogos consecutivos sem perder, o que revela o bom momento de forma que esta equipa atravessa.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 9 vitórias e 4 empates, um registo bastante superior ao do dos jogos efectuados fora do seu estádio, o que revela que é neste estádio que esta equipa, mais vezes, consegue impor o seu futebol e sair vitoriosa, face às demais equipas que compôem esta prova.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até à data, o mesmo tem 45 golos marcados e 32 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 5º ataque mais eficaz e a uma das 6ªs defesas que menos golos permite, o que perfaz a 4ª melhor diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em El Shaarawy o melhor marcador da equipa e o 2º melhor marcador do campeonato, até ao momento, com 16 golos marcados em 25 partidas disputadas, o que perfaz 0,64 golos por jogo e 35% do total de golos, desta equipa.
Em termos de ausências, Mexes está suspenso e Bonera, De Jong, Balotelli, Constant e Bojan estão lesionados, pelo que o treinador não poderá contar com estes 6 jogadores, nesta partida. É também de referir que este lote de 6 jogadores indisponíveis soma 63 entradas em campo e 8 golos marcados, pelo que será de esperar que estas ausências se façam sentir, sobretudo na defesa e no ataque, desta equipa.
Lista de convocados do AC de Milão: Abbiati, Amelia e Gabriel, Abate, De Sciglio, Salamon, Yepes, Zaccardo e Zapata, Ambrosini, Boateng, Flamini, Montolivo, Muntari, Nocerino e Traorè, El Shaarawy, Niang, Pazzini e Robinho.
Onze provável do AC de Milão: Abbiati, Abate, Zapata, Yepes, De Sciglio, Flamini, Montolivo, Muntari, Boateng, Pazzini e El Shaarawy.
A Lázio é 3ª classificada da Série A italiana e vem de uma série de duas vitórias consecutivas, o que revela o bom momento de forma que esta equipa atravessa. Em termos de registos, a jogar fora do seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, um registo bastante inferior ao do dos jogos efectuados no seu estádio, o que revela que este conjunto tem um défice na sua postura, mentalidade e abordagem que faz, a este tipo de partidas.
Totalizando os golos desta equipa, nesta prova e até à data, a mesma tem 37 golos marcados e 29 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 7º ataque mais eficaz e à 3ª defesa que menos golos permite, o que perfaz a 5ª melhor diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Miroslav Klose o melhor marcador da equipa e um dos 8ºs melhores marcadores deste campeonato, até ao momento, com 10 golos marcados em 20 partidas disputadas, o que perfaz 0,50 golos por jogo e 27% do total de golos, desta equipa.
Em termos de ausências, Konko, Stankevicius, Klose, Brocchi e Mauri estão lesionados e, por isso, não poderão ser opções para o treinador, nesta partida. É também de referir que este lote de 5 jogadores ausentes deste jogo soma 72 entradas em campo e 14 golos marcados, pelo que será de esperar um conjunto um pouco longe dos 100%, nesta partida.
Lista de convocados da Lázio: Marchetti, Bizzarri e Strakosha, Biava, Dias, Radu, Ciani e Pereirinha, Cana, Ledesma, Onazi, Ederson, Candreva, Lulic, Gonzalez e Hernanes, Floccari, Kozak e Saha.
Onze provável da Lázio:Marchetti, Pereirinha, Biava, Cana, Radu, Candreva, Gonzalez, Ledesma, Hernanes, Lulic e Floccari.
É esperada uma temperatura a rondar os 5 graus de temperatura, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva e com uma sensação térmica de 7 graus, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, e portanto, também os níveis de espectacularidade deste jogo entre duas das 4 melhores equipas a actuar no maior campeonato de futebol profissional de Itália sairão prejudicados.
Em confronto teremos, então, o 4º classificado, contra o 3º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer esta partida está do lado da equipa da casa que, no seu estádio, parece, ultimamente, uma equipa quase imbatível, tendo mesmo vencido o próprio Barcelona, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-3-3, ao passo que a equipa visitante actuará num 4-5-1, e sendo que ambos os esquemas tácticos se equivalem, pela descida ou subida da linha de alas/extremos de ambas as equipas, será de esperar um equilibrio posicional e numérico de jogadores a meio-campo, o que deixará os desiquilibrios desta partida para os planos físicos, técnicos, de velocidade, criatividade, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações e da eficácia ofensiva, onde estas equipas são do melhor que este campeonato tem, mas onde, considerando as ausências em ambas as equipas, consigo antever alguma superioridade para o conjunto da casa, conjunto este que deverá ter o factor-casa, que tem sido bastante importante para este conjunto, do seu lado.
Prevejo, portanto, um jogo bastante renhido e disputado, entre estas duas equipas, equipas estas que deverão ter um equilibrio, no final dos 90 minutos, no plano da posse de bola e oportunidades flagrantes de golo, mas onde a superioridade na eficácia ofensiva me fazem pensar que a equipa da casa conseguirá uma vitória bastante importante, que permitirá a esta equipa ascender à 3ª posição da tabela classificativa da Série A italiana. Para a escolha do meu prognóstico, contudo, optei pelo mercado de golos em ambas as partes por parte da equipa da casa, pois nos jogos a contar para o campeonato, essa parece ser a regra desta equipa: marcar em ambas as partes.