Milos Raonic, jogador canadiano de 22 anos de idade que ocupa a 15ª posição do Ranking ATP. Raonic é um jogador muito alto, tem para muitos o melhor serviço do ATP e é inegável a qualidade do seu saque.
Demasiado potente e colocado, faz imensos aces por encontro, bem como de pontos ganhantes com o mesmo.
Mentalmente é um jogador bastante forte, e está muito habituado a discutir sets nos tie-breaks, onde normalmente leva a melhor. A sua mobilidade e qualidade de resposta, não é de todo muito boa, mas o seu serviço e pancadas violentas no fundo do court, chegam e sobram para fechar facilmente os seus serviços, bem como em um ou outro momento, pressionar os seus adversários nas respostas, sobretudo quando não colocam o 1º serviço.
Este ano Raonic perdeu em Brisbanne na 1ª ronda para Grigor Dimitrov. Num torneio em que tinha precisamente 3ª ronda a defender ( fruto da eliminação perante Hewitt o ano passado ), Raonic teve de derrotar Jan hajek em 4 sets e Lukas Rosol em 3 sets. Cedeu um jogo de serviço em cada jogo, mas dá a ideia de que o canadiano está a aumentar a sua qualidade de jogo e sobretudo a qualidade do seu serviço neste mesmo torneio.
Philipp Kohlschreiber, jogador germânico de 29 anos de idade que ocupa a 19ª posição do Ranking ATP.
Este alemão é um jogador com qualidade no fundo do court, um jogador que não tendo demasiada potência no seu jogo, consegue desiquilibrar pela variedade e abertura de ângulos com as suas pancadas. A sua solidez de direita como de esquerda, permite-lhe ser consistente no fundo do court e a sua boa movimentação faz de si um jogador competitivo em qualquer superficie.
Neste começo de época, fez 2ª ronda no ATP Doha, perdendo em 3 sets para Monfils e na semana passada, no ATP Auckland, superou as meias finais que tinha a defender, tendo somente perdido na final para o inevitável David Ferrer.
Venceu Alejandro Falla, Xavier Malisse e Sam Querrey pelo meio. Já neste torneio, teve duas rondas fáceis, batendo Steve Darcis e Amir Weintraub ambos em 3 sets. Destaque para a qualidade do seu serviço que somente enfrentou pontos de break, não tendo sido quebrado até ao momento. De referir que o germânico tem 4ª ronda a defender aqui, pois foi derrotado por Del Potro nessa ronda o ano passado.
Head to head: Nunca se defrontaram
Conclusão: Espero um jogo bastante disputado, com pelo menos 2 tie-breaks. Ambos estão a servir bem e acredito que o jogo seja longo e bastante disputado.
Penso que os serviços deverão levar a melhor, Raonic pelas sistemáticas “bombas” que dispara, Kohlschreiber, por ter um jogo mais variado que obrigará Raonic a movimentações constantes no fundo do court. Jogo para 4 ou 5 sets, tem uma linha perfeitamente fácil de se passar, na minha opinião.