Encontro da 1ª ronda do torneio de pares de Viña Del Mar onde a dupla formada pelo espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Monaco medem forças com os checos Frantisek Cermak e Lukas Dlouhy
Cermak é o actual 35º classificao de pares do ranking e volta a fazer parceria com Lukas Dlouhy actual 57º do mundo passado um ano da última vez que jogaram juntos no torneio de Montpellier em 2012 perdendo logo na ronda inaugural.
São dois jogadores que não costumam actuar juntos e creio que essa ausência de rotinas entre ambos será muito prejudicial para o seu jogo.
A grande novidade neste torneio e neste encontro é o regresso à competição de Rafael Nadal que é actualmente o número 71 do mundo de pares e irá juntar juntamente com o argentino Juan Monaco que figura no lugar 185º de pares.
Nadal não actua muito em pares, mas quando o faz tem relativo sucesso tendo já conquistado 8 títulos de pares na sua carreira. Tem uma grande capacidade de resposta ao serviço e o seu top spin causa sempre muitas dificuldades aos seus adversários quando estão na rede, outro aspecto positivo em Nadal é o seu volley que embora não seja dos mais espectaculares é dos melhores do circuito e o próprio John McEnroe afirma que Nadal é o melhor voleador no circuito devido à entrega fisica que coloca em cada pancada.
Monaco também raramente joga em pares mas tem também uma excelente resposta ao serviço e o seu top spin é igualmente muito eficaz perante os seus adversários quando estes vêm para a rede.
Conclusão: Nestes duelos entre dois jogadores de singulares que se juntam frente a especialistas de pares a maior vantagem dos segundos são as rotinas que têm de jogarem normalmente entre si, no entanto este não é o caso pois Cermak e Dlouhy apenas jogaram uma vez juntos e nesse torneio perderam logo na 1ª ronda.
Terão pela frente um Nadal com muita vontade de voltar à competição e que quando joga pares é sempre para ganhar e que estará acompanhado por Monaco que é um jogador também ele muito forte do fundo do court e que dificultará ao máximo os volleys dos checos. Assim sendo só consigo ver a vitória de Nadal e Monaco nesta partida.