Moura:
É um clube sediado em Beja, fundado em 1942 e com um estádio com capacidade para 6.000 pessoas.
Começo por contextualizar de uma forma geral o clube da casa, por ser de menor dimensão e poder ser desconhecido à maioria dos apostadores. Desde logo, para chegarem a esta 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, já eliminaram o Sobrado fora e o Montalegre em casa.
Estão no grupo H do Campeonato Nacional de Seniores, o terceiro escalão do futebol em Portugal. Num conjunto de 10 equipas, ao fim de 6 jornadas são o 7.º classificado, com 8 pontos, 5-4 em golos marcados/sofridos. Nas duas últimas jornadas, evitaram a derrota, ganhando ao Atlético Reguengos por 1-0 e empatando no terreno do Aljustrelense a 1-1.
O técnico Bruno Ribeiro (que até há pouco tempo foi jogador do Vitória de Setúbal) afirmou que «espero um Vitória na máxima força» e refere-se à eliminatória de há três anos, entre as mesmas equipas, como sendo «passado, por serem plantéis diferentes, treinadores diferentes (…)». Isto tudo antes de tecer grandes elogios à qualidade do Vitória.
Vitória de Guimarães:
Foi o vencedor da penúltima edição da Taça de Portugal, é uma das equipas com maior história no nosso futebol e procura chegar longe na actual edição da competição, aliás como referiu o próprio Rui Vitória. Estão a fazer um bom início de campeonato, ocupando um excelente 3.º lugar antes do início da oitava jornada da liga. Há duas semanas, responderam muito bem à pior série de resultados da temporada, com uma goleada de 3-0 na recepção ao recém-promovido e ao mesmo tempo sensação Boavista.
Para o jogo de hoje contra o Moura, a lista de convocados da equipa vimaranense deixa antever que Rui Vitória encarará o jogo com muita seriedade e que irá a terreiro pelo menos bem perto da máxima força. A grande baixa é a de Douglas, guarda-redes habitualmente titular.
Prognóstico:
Há três anos, o Vitória de Guimarães precisou de prolongamento para eliminar esta equipa do Moura. É um simbolismo histórico que pouca interessa, mas que sempre gosto de relembrar, até porque pode mexer emocionalmente com os jogadores.
O desnível entre as duas formações é grande, o Moura actua na terceira divisão e nem lutou na última época para subir à Segunda Liga, antes pelo contrário, enquanto que o Vitória tem estado nas melhores equipas do futebol português, sendo mesmo o actual terceiro classificado da I Liga, apenas atrás de Benfica e Porto (se estão a 5 pontos dos campeões, para o Porto é apenas 1 ponto que os separa).
Como já referi, espera-se um Guimarães na máxima força, ou perto disso, pelo que só posso esperar um jogo com golos e um bom triunfo forasteiro.
A primeira ideia seria handicaps para o Vitória, mas dada a escassez de mercados disponíveis por esta altura, acho que o over também é de se aproveitar, até porque inclui 3 ou mais golos do Vitória como precavê um triunfo mas com as redes violadas.