Madeirenses e Vimaranenses encontram-se hoje num jogo a contar para a 24ª jornada da Liga.
O Nacional, treinado pelo professor Manuel Machado, ocupa o 9º lugar da Liga, ao passo que o Guimarães está no 7º lugar. Entre as duas equipas há uma diferença de 2 pontos, pelo que em caso de vitória do Nacional, este ultrapassa o Guimarães.
O Nacional é, historicamente, uma equipa forte no seu reduto, até pelas condições em que os jogos são realizados. Contudo, esta época, essa característica histórica não se está a confirmar, pois apenas tem 3 vitórias nos onze jogos disputados na Choupana. Ou seja, 72% dos jogos disputados na Choupana acabam com empate ou vitória da equipa forasteira.
11 provável Nacional: Gottardi, Claudemir, Miguel Rodrigues, Mexer, João Aurélio, Aly Ghazal, Jota, Edgar Costa, Candeias, Mateus, Rondon
O Nacionalnão pode contar váriod habitais titulares: Moreno , Marçal e Manuel Da Costa (castigdos) e Diego Barcelos , Revson e Dejan Skolnik (lesionados)
O Guimarães está a fazer uma época excepcional, se atendermos ao que aconteceu recentemente com o clube. Actualmente no 7º lugar, e com um pé na final do Jamor, o plantel vimaranense tem todas as razões para estar confiante.
Na passada quarta feira venceu o Belenenses, no Restelo, por 2-0. os Vimaranenses, com uma equipa cheia de juventude, e superiormente comandada por Rui Vitória, tem registo interessante fora de casa: soma apenas 5 derrotas em doze jogos, o que equivale a que em 58% dos jogos fora, o Vitória não perdeu.
11 provável Guimarães: Douglas, Alex, Luis Rocha, El Adoua, Paulo Oliveira, Leo Olimpio, André André, Tiago Rodrigues, Ricardo, Barrientos, Baldé.
O Guimarães apresenta-se com um plantel quase na máxima força, e concerteza que Rui Vitória não quererá ser ultrapassado pelo Nacional, pelo que apresentará o melhor onze.
Conclusão: Atendendo às ausências da equipa do Nacional (todos eles titulares habituais, 50% da equipa), e olhhando para os respectivos registos em casa e fora, acredito que o Nacional não conseguirá ganhar. O Guimarães surgirá aqui com uma confiança monstruosa depois da vitória frente ao Belenenses. Além disto, o Guimarães venceu na Choupana nas últimas duas deslocações.