Com 29 pontos e 6 acima da zona de despromoção, o Norwich vive uma situação de relativo conforto na Premier League.
Em 26 jogos, tem um record de golos fixado nos 25-40, o que faz com que seja uma das defesas mais batidas da prova.
É de realçar que partilha o mesmo número de pontos com Sunderland e Fulham, 13.º e 12.º classificados respectivamente. O momento de forma está longe de ser o melhor.
A equipa não ganha um jogo no campeonato desde meados de Dezembro (2-1 ao Wigan), tendo desde então batido apenas o Peterborough por 3-0, para a Taça, no início do ano.
Desde aí, somou quatro empates (três 0-0 e um 1-1), perante Newcastle, Tottenham, QPR e Fulham, tendo pelo meio perdido com Liverpool (5-0) e Luton Town (1-0), sendo que esta última derrota custou a eliminação da FA Cup.
Nos seus jogos em casa, o Norwich tem criado muitas dificuldades a quem lá se desloca, já que num total de 13 partidas, só Liverpool (5-2), Chelsea (1-0) e Manchester City (4-3) vieram aqui ganhar.
Destacam-se os triunfos contra Arsenal (1-0), Manchester United (1-0) e o empate com o Tottenham (1-1). São esperadas as ausências de Grant Holt e John Ruddy.
Equipa provável: Bunn; R. Martin, Bassong, Turner, Garrido; Johnson, Snodgrass, Hoolahan, E. Bennett, Tettey; Becchio.
O Everton tem sido uma equipa de altos e baixos e não parece que seja esta a época de terminar entre os quatro melhores. Com 26 jogos, os toffees somam 42 pontos, menos 2 que o Arsenal, e mais 3 que o Liverpool, ocupando por isso o 6.º lugar, com 40-32 em golos até ao momento.
Os últimos tempos também não têm sido os melhores para os lados de Goodison Park, já que nos últimos cinco jogos o Everton só ganhou os dois primeiros, contra Bolton (2-1) e West Brom (2-1), tendo de resto empatado com o Aston Villa (3-3) e o Oldham Athletic (2-2) e perdido com o Manchester United (2-0).
Nos jogos fora, o Everton não tem conseguido esta temporada impôr o seu futebol, tal como o faz perante os seus adeptos.
Em 13 jogos, só ganhou ao Aston Villa, Swansea, West Ham e Newcastle, tendo também só perdido em três ocasiões (West Brom, Reading e Manchester United). Tony Hibbert será ausência para este jogo, enquanto Victor Anichebe está em dúvida.
Equipa provável: Howard; Baines, Jagielka, Distin, Neville; Gibson, Osman, Pienaar, Fellaini; Jelavic, Mirallas.
Na primeira volta da Premier League, o Everton empatou em casa a 1-1 com o Norwich, sendo preciso recuar a 2004 para encontrar a última vitória dos toffees num jogo oficial neste estádio. Nesta tarde de sábado, o Norwich procura voltar a ganhar nove jogos depois, tendo certamente a consciência que um empate não é, de todo, um mau resultado.
Já ao Everton só os três pontos interessam, já foi ultrapassado pelo Arsenal na classificação e a luta por um lugar de Champions poderá já ter ficado para trás.
No entanto, a equipa de David Moyes não tem sido feliz nas últimas semanas e, tendo em conta as dificuldades que o Everton costuma sentir a actuar longe de casa e o facto de este Norwich no seu terreno conseguir criar muitas dificuldades às equipas teoricamente mais fortes (resta lembrar que já bateu Arsenal e Manchester United e empatou com o Tottenham esta época), creio que este jogo pode claramente respeitar a tendência dos últimos jogos em casa do Norwich e do panorâma geral de jogos fora do Everton: o empate.
É por essa a minha escolha, com grande valor na minha opinião.