Novak Djokovic vs Roger Federer – Masters Shanghai

Aposta Ganha / Novak Djokovic vs Roger Federer – Masters Shanghai
Sem categoria

Jogo pela semifinal do Master 1000 de Shangai, disputado no piso duro em território chinês, que coloca frente a frente o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer.

Apresentação dos jogadores:

Jogador: Novak Djokovic
Nacionalidade: Sérvia
Idade: 27 (22-05-1987)
Altura e Peso: 1,88 e 80 kg
Ranking Atual: 1
Melhor ranking na carreira: 1 em 04-07-2011
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 66,758,055
Valores em prêmios recebidos esta temporada: $ 8,604,675
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 55-7
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 0-0
Destaques nesta temporada: No piso duro fez quartas no Australian Open, semi no ATP 500 de Dubai, conquistou os Masters de Indian Wells e Miami, fez semifinal no US Open, conquistou o ATP 500 de Pequim. No saibro fez semi em Monte-Carlo, conquistou Roma, foi à final em Roland Garros. Na grama conquistou Wimbledon.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro bateu Cilic, Isner e Federer em Indian Wells, Murray e Nadal em Miami, Murray no US Open, Dimitrov, Murray e Berdych no ATP 500 de Pequim. No saibro bateu Ferrer, Raonic e Nadal em Roma, Raonic e Gulbis em Roland Garros. Na grama triunfou sobre Dimitrov e Federer em Wimbledon.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Wawrinka no Australian Open, Tsonga em Toronto, Robredo em Cincinnati, Nishikori no US Open.
Ultimo torneio disputado: Vem do ATP 500 de Pequim, onde ficou com o titulo batendo na decisão Tomas Berdych em dois sets.

Características de jogo

Piso de eleição: Tem preferência pelos pisos duros lentos e ao ar livre, mas dá-se bem também em todos os outros pisos, sendo na grama onde ainda sente mais dificuldades.
Perfil: Djokovic é um jogador muito forte física e mentalmente, o que já o coloca em destaque em comparação aos demais, porque poucos têm essa força física e mental tal qual ele e Nadal, os dois expoentes atuais dessas características que são tão importantes, especialmente nos dias de hoje, onde o tênis é muito físico, e a mentalidade é muito importante em qualquer esporte individual, visto que só uma pessoa é capaz de executar todas as ações necessárias durante as partidas. O sérvio tem um bom\ótimo serviço que só tem vindo a melhorar ao longo dos anos, sua esquerda a duas mãos é quase tão boa e consistente que sua direita, é muito consistente do fundo de quadra, sua movimentação é fantástica além de ser também muito ágil, sendo muito elástico e defendendo-se muito, além de contra atacar com excelência. Na rede é onde mais tem dificuldades, tanto com seus voleios e seus smashes, embora obviamente seja o suficiente para enfrentar a maioria dos jogadores, e além do mais o sérvio não é muito exigido ali, visto que hoje o jogo está muito mais concentrado no fundo da quadra, mesmo nas quadras mais rápidas. Tem uma ótima técnica, mas não pode ser colocado no clube dos jogadores mais talentosos, visto que não são golpes tão naturais, mas sim muito bem trabalhados. Executa também drop shots bastante bem, e sua bola apesar de não ser tão pesada chega com bastante velocidade do outro lado da quadra, além de conseguir mudar a direção da bola com alguma facilidade.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Saiu de bye, venceu na 2ª ronda Dominic Thiem por 6-3 6-4, na 3ª ronda Mikhail Kukushkin por 6-3 4-6 6-4, e nas quartas de final David Ferrer por 6-4 6-2.

Jogador: Roger Federer
Nacionalidade: Suiça
Idade: 33 (08-08-1981)
Altura e Peso: 1,85 e 85 kg
Ranking Atual: 3
Melhor ranking na carreira: 1 em 02-02-2004
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 84,827,704
Valores em prêmios recebidos esta temporada: $ 5,560,154
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 60-10
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 0-0
Destaques nesta temporada: No piso duro fez final no ATP 250 de Brisbane, semi no Australian Open, conquistou o ATP 500 de Dubai, final em Indian Wells, quartas em Miami, final em Toronto, conquistou o Master de Cincinnati, fez semifinal no US Open. No saibro fez final em Monte-Carlo. Na grama conquistou o ATP 250 de Halle, fez final em Wimbledon.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Tsonga e Murray no Australian Open, Djokovic e Berdych no ATP 500 de Dubai, Haas em Indian Wells, Monfils, Murray, Raonic e Ferrer em Cincinnati, Monfils no US Open. No saibro derrotou Tsonga e Djokovic em Monte-Carlo. Na grama bateu Nishikori no ATP 250 de Halle, Wawrinka e Raonic em Wimbledon.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Hewitt no ATP 250 de Brisbane, Nishikori em Miami. No saibro foi derrotado por Chardy em Roma.
Ultimo torneio disputado: Vem da Copa Davis, onde jogando na Suíça e no piso Indoor Hard, venceu seus dois jogos de simples frente Bolelli e Fognini em três sets.

Características de jogo

Piso de eleição: Prefere os pisos duros rápidos e a grama, mas se dá bastante bem também nos outros pisos.
Perfil: Federer é um dos jogadores mais talentosos de todos os tempos. Muitos dizem que ele é a cara do esporte tênis. Movimentos suaves, bonitos e clássicos, movimentação elegante, um gentleman dentro e fora da quadra. O suíço é o jogador que ficou por mais tempo como numero 1 do mundo na história, e é também o maior vencedor de Grands Slams de todos os tempos com 17 títulos. Federer tem um saque forte, colocado e usa de bastante variação, tem uma ótima direita, sua esquerda não é tão matadora, mas é bastante plástica e consistente, apesar de ser ali que muitos adversários exploram. Na rede é excelente, e tem também um excelente drop shot. Na parte da movimentação não é mais tão ágil e rápido quanto antes, pois já se encontro hoje com mais de 32 anos, mas ainda tem uma movimentação bastante natural e uniforme. Fisicamente não é nenhum monstro como Nadal ou Djokovic, mas nunca teve lesões graves, também pelo estilo em que atua, evitando grandes maratonas, e sem precisar de muito esforço nos golpes, pois é dono de uma técnica muito refinada, muito difícil de ser trabalhada e desenvolvida. Psicologicamente também é bastante forte.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Saiu de bye, venceu na 2ª ronda Leonardo Mayer por 7-5 3-6 7-6, na 3ª ronda Roberto Bautista-Agut por 6-4 6-2, e nas quartas de final Julien Benneteau por 7-6 6-0.

Head-2-Head

Roger Federer 18 X 17 Novak Djokovic

Últimos confrontos:

2014 Wimbledon
Great Britain Grass F Djokovic, Novak
6-7(7), 6-4, 7-6(4), 5-7, 6-4 Stats

2014 ATP World Tour Masters 1000 Monte Carlo
Monaco Clay S Federer, Roger
7-5, 6-2 Stats

2014 ATP World Tour Masters 1000 Indian Wells
CA, U.S.A. Hard F Djokovic, Novak
3-6, 6-3, 7-6(3) Stats

2014 Dubai
U.A.E. Hard S Federer, Roger
3-6, 6-3, 6-2 Stats

Conclusão: Djokovic aparece mais uma vez em ótima forma aqui na temporada asiática. O sérvio já tem mais de 25 vitórias seguidas na China, pois é tri campeão do sempre forte ATP 500 de Pequim, e bi campeão deste Master de Shangai. Na ultima semana o numero 1 do mundo venceu sem perder sets o torneio de Pequim, passando o carro frente os tops-10 Dimitrov, Murray e Berdych. Aqui em Shangai derrotou o jovem Thiem em duas parciais, depois perdeu um set surpreendentemente para Kukushkin, e por ultimo venceu sem problemas o top-10 Ferrer em duas parciais.

Federer vinha a um mês parado, e, portanto, chegou sem grande ritmo ao torneio. O suíço não perdeu na estréia por muito pouco, pois teve de salvar quatro match points frente o top-30 Leonardo Mayer e só foi vencer no tié-break da terceira parcial. Depois do susto, bateu com facilidade o top-20 Bautista, e por ultimo venceu Benneteau por 7-6 6-0.

Acredito que Djokovic está bastante melhor preparado para este encontro. Os jogos entre ambos têm sido quase sempre bastante equilibrados, mas a maioria das ultimas partidas tem sido favoráveis a Djoko. Desde que o sérvio deu seu salto na carreira em 2011, venceu 11 das 16 partidas frente o suíço, inclusive em pisos favoráveis a Federer, como a grama e os pisos Indoor Hards.

Federer não tem jogado seu melhor tênis aqui em Shangai nos últimos anos, e na temporada 2014 não tem sido diferente. O suíço só teve facilidades frente Bautista no torneio, que é um jogador em que os estilos se encaixam muito bem a favor de Roger, e frente Benneteau o primeiro set foi muito equilibrado, com o francês caindo física e mentalmente na segunda parcial.

Este jogo pode determinar o empate no Head-2-Head de 18X18 caso Djokovic vença, o que é mais um fator motivacional para o sérvio. Obviamente Federer também se motiva bastante para estes grandes jogos, no entanto este não está jogando o seu melhor tênis aqui, enquanto Djokovic está no seu melhor ou muito perto disto. Sendo assim, creio em um triunfo do sérvio, e que este o faça por um mínimo de quatro games de vantagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CASAS DE APOSTAS
4,3 rating
Freebet de 10€ mais 100% de bónus sobre o valor do seu depósito até um máximo de 250 de bónus.
4,5 rating
Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50€ euros.