Com a manutenção como objectivo bem fixado na mente de toda a comitiva do Olhanense, a campanha da equipa até agora não tem ajudado a augurar um bom futuro.
É que em 20 jogos, a equipa de Olhão soma apenas 17 pontos e está apenas 1 ponto acima da zona de despromoção, ainda que com este jogo por disputar. No total, estão com 21-31 em golos, pelo que são uma das defesas mais batidas da liga.
O momento da equipa é mau. Não há maneira de o dizer se não desta. Sem ganhar há 8 jogos, o Olhanense teve uma sequência de três empates seguidos (Estoril, 3-3; Académica, 0-0; FC Porto, 1-1), sendo que o último aconteceu no Dragão e até foi um excelente resultado. Depois disso, o Olhanense soma duas derrotas nas últimas duas jornadas, contra Setúbal (1-0) e Nacional (3-1).
É com um percurso muito pouco interessante nos seus jogos em casa que o Olhanense chega a esta partida, onde não poderá contar com Luís Filipe (10/0), D’Onofrio (6/0), Fernando Alexandre (15/1), Nuno Piloto (9/1), Evandro Brandão (12/1), Abdi (14/4), Djalmir (5/0) e Yontcha (12/1). São de facto muitas ausências numa equipa que não marca há três jogos em casa, depois de ter marcado sempre nos seis primeiros.
Olhanense – Bracali; Nuno Reis, Maurício, André Micael, Jander; Vasco Fernandes, Terroso; David Silva, Rui Duarte, Babanco; Djaniny.
O Sporting Braga tem estado uns furos abaixo do que nos habituou nos últimos anos e tem sido penalizado por isso. Ocupa apenas o 4.º lugar da classificação, com 34 pontos, atrás de Benfica (21), FC Porto (19) e P. Ferreira (4). No total, contabiliza 44-30 em golos, pelo que se consagra como o terceiro melhor ataque mas uma defesa pouco segura.
Depois de uma série de 7 jogos onde apenas ganharam em uma ocasião e de 4 jogos sem ganhar, o Sporting Braga deverá aparecer em campo de alma renovada, depois dos dois últimos resultados. Conseguiram bater o eterno rival de Guimarães por 3-2 na última jornada do campeonato e a meio da última semana eliminaram o Benfica da Taça da Liga, após a marcação de grandes penalidades (0-0 FT), carimbando a presença na final da competição.
Nos jogos fora, o Braga tem sentido algumas dificuldades esta época. Não ganhou nas últimas três deslocações e só bateu fora Guimarães, Marítimo e Académica. Só não marcou fora a P. Ferreira e Sporting e só não sofreu perante Guimarães e Marítimo. Nesta deslocação a Olhão, o técnico José Peseiro estará sem o contributo de Éder (18/13), Nuno André Coelho (6/0), Douglão (10/2), Haas (4/0) e Ruben Micael (13/3).
Sporting Braga – Quim; Salino, Sasso, Paulo Vinicius, Elderson; Custódio, Hugo Viana; Alan, Mossoró, Ruben Amorim; Zé Luís.
Jogo extremamente importante para as aspirações das duas equipas nos seus percursos e onde não haverá qualquer motivo para alguma das duas se contentar com o empate. Já sabemos que este Braga luta sempre pelos três pontos, além do mais está a 4 pontos da terceira posição depois de novo triunfo do P. Ferreira esta jornada. No Olhanense, estão apenas 1 ponto acima da linha d’água e um triunfo, além de animar os seus adeptos (que só viram a equipa ganhar em casa duas vezes, esta época), faria a equipa ascender ao 12.º lugar, com os mesmos pontos da Académica, e respirar melhor rumo ao objectivo da manutenção.
Relembro que na primeira volta este jogo terminou empatado a 4-4 em Braga e na última deslocação dos bracarenses a Olhão, estes ganharam por 4-3. Creio que hoje poderemos ter um jogo idêntico, bastante aberto, com oportunidades de golo de parte a parte. Mesmo assim, são algumas as baixas no ataque das duas equipas e por isso vou apenas aos 3 golos e não estico mais esta linha, mesmo achando que tem potencial para poder atingir os 4 ou 5 golos, eventualmente.