Olympiacos vs Laboral Kutxa Vitoria – Euroliga

Aposta Ganha / Prognósticos NBA e Basket / Olympiacos vs Laboral Kutxa Vitoria – Euroliga

Euroliga

23 Janeiro – 19h30 –

O Olympiacos é um crónico candidato ao título na Euroleague, tendo sido campeão europeu por três vezes, sendo que as últimas duas sucederam em 2012 e 2013 (a primeira contra o CSKA numa das finais mais inesquecíveis da história do basquetebol em que recuperaram de uma desvantagem de 19 pontos nos últimos 13 minutos de jogo e a segunda contra o Real Madrid).

Na liga grega seguem na liderança com uma vitória de avanço sobre os rivais de sempre (e únicos a nível nacional) Panathinaikos, com um registo praticamente imaculado (apenas uma derrota em 13 jogos) e onde se inclui uma vitória no último mês sobre os verdes.

Na Euroleague venceram 8 de 10 jogos na primeira fase e seguem agora invictos nos 3 jogos do Top 16, nas quais destaco a vitória da última jornada sobre o Fenerbahce (os meus favoritos a levantar o troféu esta época logo a seguir ao CSKA) em Istanbul por 68-74. Têm uma média de 75 pontos marcados por jogo contra 69(!!!) sofridos, o que demonstra por si só a capacidade defensiva dos atenienses. Esta baixíssima média de pontos sofridos torna-se ainda mais incrível se tomarmos em atenção apenas os jogos em casa, cifrando-se em 66pts.

Apesar de terem perdido qualidade individual, essencialmente ofensiva, quando comparando com os anos áureos de 2012 e 2013, fruto dos cortes orçamentais que tiveram de sofrer relacionados com a crise económica na Grécia e que naturalmente afeta o desporto também, souberam adaptar-se às exigências e continuar a ser uma equipa de eleição, fazendo cada vez mais da defesa a sua arma principal.

A base da equipa é experiente, apesar de contar com alguns jovens como Mantzaris ou Sloukas, pelo que optam por um ritmo de jogo pausado assentando o seu ataque no 5×5 de meio campo, onde o veterano Spanoulis interpreta na perfeição os pick and rolls.

Olympiacos vs Laboral Kutxa Vitoria

O Laboral Kutxa Vitoria é um histórico do basquetebol espanhol, campeão do principal campeonato do país vizinho em 2002 e 2008 e um habitué na Euroleague, competição na qual foi finalista vencido (vs. Maccabi Tel-Aviv) em 2005, ainda sob a designação de Tau Vitoria.

No campeonato espanhol seguem numa surpreendente 9ª posição com 8v-9d, sem terem alcançado ainda qualquer vitória como visitantes, apesar de no último jogo nesta condição terem perdido em Madrid contra o Real por apenas 1 ponto num jogo equilibradíssimo.

Na Euroleague alcançaram o top 16 depois de 5 vitórias e 5 derrotas na primeira fase, estando agora com 1-2 (vitória frente ao Nizhny e derrotas contra CSKA e Anadolu Efes). Curiosamente, todos os seus jogos nesta fase foram decididos por margens inferiores a 10 pontos, inclusive em Moscovo onde o CSKA tem dominado todos os oponentes facilmente. Têm 80 pontos marcados em média e os mesmos 80 sofridos.

São uma equipa extremamente jovem, com “sangue na guelra” que conta apenas com um jogador trintão, San Emeterio, nas suas fileiras. Têm três americanos de grande qualidade e um jogo interior suficientemente poderoso para ombrear com a maioria das equipas nas competições onde estão inseridos, com jogadores como Begic, Iverson ou Bertans.

Olympiacos e Laboral Kutxa defrontaram-se por duas vezes esta época, tendo os gregos vencido em Atenas por 63-57 e os espanhóis em Vitória por 89-70.

Prevejo um jogo equilibrado até aos momentos de decisão nos últimos 2 ou 3 minutos do encontro. Acredito que o Laboral Kutxa entre bem no encontro, desinibido e com vontade de demonstrar que os resultados da primeira fase contra este Oly não foram obra do acaso.

No entanto, parece-me que valerá a maior experiência dos gregos que tomarão o controlo do ritmo do encontro, optando por baixá-lo pois não tem interesse algum em entrar nas correrias do Laboral. Assim sendo, vejo claramente um encontro com baixa pontuação, com defesas muito pressionantes e agressivas, poucas situações de contra-ataque e cesto fácil, ataques prolongados com lançamentos contestados e consequentemente baixas percentagens de acerto.
Parece-me que o Olympiacos irá, eventualmente, fazer valer-se do seu traquejo e acabar por ganhar o encontro mas irá ter de suar as estopinhas para o conseguir.

Aproveita já a fantástica campanha da Bettilt/Offsidebet

que te oferece Odds Especiais para o jogo Marítimo Vs Porto

bettilt_oddspromocionais_mediumrectangle

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CASAS DE APOSTAS
4,3 rating
Freebet de 10€ mais 100% de bónus sobre o valor do seu depósito até um máximo de 250 de bónus.
4,5 rating
Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50€ euros.