Quando em Portugal se fala em contractos com PT/Altice e a NOS e os principais clubes da Liga NOS, em Inglaterra a realidade é outra!
A Barcalays Premier League vai distribuir cerca de 2 mil milhões de euros pelos 20 clubes que participaram nesta época na BPL.
Os números foram ontem revelados e destaca-se o Arsenal que segundo as contas será o clube mais bem pago a nível de direitos. O Arsenal teve cerca de 27 jogos transmitidos em directo e com isso soma cerca de 132 milhões de euros.
Agora vamos ao surpreendente Leicester e vamos às contas ou melhor vamos saber qual foi a fatia que calhou ao clube das “raposas”. O clube de Claudio Ranieri ganhou este ano com os seus direitos cerca de 122 milhões de euros e apenas vê o Arsenal,“Spurs”, Man City e os “red devils”.
Para relembrar a organização da BPL oferece no mínimo cerca de 80 milhões a cada clube, entre comercias e direitos televisivos no estrangeiro.
Os números “mexem” muito sobretudo com a popularidade dos clubes como a sua posição da tabela. Este ano tivemos um “outsider” que fez certamente perder dinheiros aos principais clubes, ou melhor, aos que estão mais habituados a ganhar quantias mais elevadas.
Em termos de comparação, com a Liga NOS e a BPL, os acordos com os três grandes ficam cerca de metade do que o ultimo classificado da BPL, o Aston Villa.
Para o ano os valores vão ser ainda maiores, pois entra o novo contracto com a Sky e a BT Sports. O “tal” valor mínimo vai subir para cerca de 130 milhões de euros.
Números gigantescos para o ano que aí vêm. Estamos certos que teremos uma BPL bem disputada, pois com Pep Guardiola, muito provável Mourinho, Kloop e Wenger…. A emoção será ao rubro…atenção e Claudio Ranieri quem sabe….ou outro outsider. Não esquecndo do Conte, no Chelsea e os “Spurs” que podem entrar algo ressabiados após terem deixado fugir a disputa com o Leicester nesta temporada!
Tabela: