Pablo Andujar, jogador da Espanha de 27 anos, actualmente no lugar 57 do ranking ATP, com preferência por pisos de terra batida, é um jogador que se afirmou no circuito ATP no ano de 2011, terminando o ano no lugar 46 do ranking.
Em 2012, conseguiu atingir o lugar 33 mas, devido a não ter ganho mais nenhum jogo após o Open dos EUA, jogos estes jogados todos em pisos rápidos, perdeu alguns lugares, terminando o ano em 42º. Este ano, irá procurar subir de novo alguns lugares. Para já, apresenta um saldo negativo, 3-10. No entanto, as derrotas podem ser consideradas “normais”, visto terem sido, ou frente a jogadores de ranking superior, ou frente a jogadores que se adaptam melhor a pisos mais rápidos. A excepção, aconteceu no último jogo que jogou, ainda esta semana, em Casablanca, onde foi derrotado pelo jovem Carreno-Busta, por 2-1, na terça feira. Esta semana, irá perder os pontos que ganhou após a vitória do torneio de Casablanca e tem que defender uma segunda ronda do ano passado, aqui em Montecarlo.
Kenny de Schepper, jogador da França de 25 anos, actualmente no lugar 102 ro ranking ATP, com preferência por pisos rápidos, é um jogador que não tem muita experiência em torneios ATP, preferindo jogar challengers, sobretudo em pisos duros. Este ano, continua a jogar torneios challenger, onde já atingiu uma final, uma meia final e uns quartos de final, tudo em indoor hard. Chega aqui a Montecarlo, vindo do torneio de Casablanca, em Marrocos, onde chegou à segunda ronda, vencendo Steve Darcis por 2-0, na quarta e perdendo para Haase, por 2-1, quinta feira. Vem de uma subida acentuada no ranking, devido à final atingida a semana passada e com a segunda ronda em Casablanca irá subir mais alguns lugares. Esta semana, não tem pontos a defender.
Nunca se defrontaram no passado.
Para hoje, irei na vitória do espanhol. É um jogador muito mais experiente, quer no circuito ATP como no tipo de superfície, tem tido algum azar com os adversários que lhe calham nas primeiras rondas, senão poderia estar com um melhor registo, está mais recuperado do último torneio que o seu adversário e tem a motivação extra de ganhar o maior número de pontos possível para recuperar os pontos que irá perder no início da semana.