Pablo Carreno Busta, jogador espanhol de 21 anos de idade que ocupa a 166ª posição do Ranking ATP. Carreno Busta é um tenista de grande qualidade técnica e com boas condições para subir progressivamente no ATP a meu ver.
Teve uma lesão grave que o deixou de fora imenso tempo que o impossibilitou de dar continuidade á sua ascensão no circuito. Este ano tem estado em forma, venceu 6 Futures e teve uma série de 40 vitórias consecutivas.
Nestes pisos é um jovem cheio de talento e tem feito uma grande temporada. Aprecio a sua direita e tem uma boa execução dos amorties. Nesta qualificação venceu Meffert em 2 sets. O ano passado não jogou esta qualificação devido a lesão.
João Souza, jogador brasileiro de 25 anos de idade que ocupa a 114ª posição do Ranking ATP. Este brasileiro é um tenista que tem um bom primeiro serviço, um jogador que consegue atacar bem quando serve, tem uma boa direita, uma esquerda razoavel e um bom jogo de rede, pois também costuma competir em pares.
Mentalmente é um pouco instável e o seu niel de jogo ressente-se um pouco. Este ano tem 3 meias finais de torneios Challenger, 1 em hard court, 2 em terra batida.
O ano passado perdeu na 1ª ronda do quadro para Stebe num jogo que viria mesmo a desistir no 2º set. Aqui entrou a vencer Udomchoke em 2 sets.
Head to head: Nunca se defrontaram.
Conclusão: Espero uma boa vitória do espanhol, num jogo que se prevê de grande equilibrio. São dois bons jogadores, já fizeram bons resultados este ano e no fundo do court preve-se uma grande guerra.
Ainda assim, penso que no meio de tanto equilibrio, Pablo Carreno Busta possa superiorizar-se pois tacticamente considero-o mais inteligente e tem um nivel de ténis um pouco superior o que poderá fazer a diferença.
Aliado a isto, convém referir que o feijão do circuito é mentalmente mais fraco e perante um jogador tão tecnico e consistente como Carreno Busta que mentalmente lhe é superior, poderá deixar o brasileiro desconfortável e assim acusar alguma pressão nos momentos chave do encontro.