Panama Mundial 2018 – Guia e Análise
Trajeto na qualificação:
Se dúvidas houvesse na magia que o futebol transporta no seu dia-a-dia, a seleção do Panamá conseguiu dissipá-las, em outubro de 2017 com a qualificação para o mundial de 2018.
Ao garantir um apuramento inédito para o Campeonato do Mundo da Rússia. Mas já lá vamos! Antes disso, é necessário relembrar que este conjunto foi 2º classificado na 1ª fase de qualificação, apenas atrás da Costa Rica e deixando pelo caminho Haiti e Jamaica.
Na fase decisiva, a tarefa parecia impossível perante seleções como o México, Honduras, Estados Unidos e a mesma Costa Rica.
No entanto, os panamenhos chegaram à última jornada com hipótese, embora remota, de apuramento e agarraram-se com unhas e dentes a uma hipotética e quase impossível conjugação de resultados:
as Honduras venceram o México – que até então não havia perdido – Trinidad e Tobago – que somava apenas três pontos derrotou os Estados Unidos
E Román Torres marcou, aos 88’,o golo que garantiu a vitória do Panamá diante da Costa Rica, assegurando o 3º lugar do grupo A, da CONCACAF, e o consequente apuramento.
Jogadores em Destaque: Alberto Quintero – Universitario PER
Um nome desconhecido para os amantes do futebol europeu, mas que foi uma peça vital para o inédito apuramento do Panamá.
Alberto Quintero fez quinze dos dezasseis jogos da fase de apuramento, sendo mesmo o jogador com mais minutos de utilização.
Com uma passagem discreta pela Europa – representou o Cartagena (Espanha) em 2009/10 – Quintero saiu do seu país de origem em 2008, passando pela Colômbia, pelo México, pelos EUA e neste momento atua no Universitario, do Peru.
É um extremo que atua pelo lado esquerdo do ataque, mas que também pode jogar pelo meio.
Com quatro golos em 87 internacionalizações, o contributo de Quintero passa mais pela experiência que pode dar a um conjunto que se estreia nas grandes competições.
Jogadores em Destaque: Román Torres – Seattle Sounders
O herói improvável. O central que já conta com 108 internacionalizações.
Ficará para sempre na história do futebol do seu país por ter marcado o golo que levou pela primeira vez o Panamá a um Campeonato do Mundo.
Com 32 anos, Torres joga nos EUA desde 2015 e fez grande parte da sua carreia na Colômbia onde conquistou uma Liga de Encerramento e duas de Abertura, para além da Taça Colombiana.
Tal como Alberto Quintero, a sua veterania irá prevalecer como uma das escolhas fundamentais do técnico Hernán Gómez.
O Comandante
Hernán Gómez: O selecionador colombiano orienta a seleção do Panamá desde 2014.
Com 62 anos, Hernán Gómez fez grande parte da sua carreira em clubes colombianos, assumindo em 1995 a seleção do seu próprio país.
Em 1999, mudou-se para o Equador onde conseguiu o apuramento para o Mundial de 2002, ficando em 2º lugar na CONMEBOL, somente atrás da Argentina.
Em 2006, foi para a seleção do Guatemala, voltando à Colômbia, em 2010.
No Panamá, ficará para sempre ligado ao apuramento histórico desta seleção.
O que fizer no Mundial será considerado um bónus.
Pontos Positivos
É uma seleção que já provou o seu valor na fase de qualificação.
Apurou-se numa conjugação de resultados praticamente impossível, mostrando a crença que se encontra no seio do conjunto.
A grande vantagem do Panamá neste Mundial é a ausência de responsabilidade e pressão dos jogadores que entrarem em campo.
Com um país rendido ao feito inédito, a equipa de Hernán Gómez irá entrar em cada partida com o objetivo de ser “tomba-gigantes” e porque não voltar a fazer uma gracinha.
Pontos Negativos
Sem grandes valores individuais, o Panamá é uma das seleções mais fracas presentes na Rússia.
Resta saber se este rótulo irá ser verificado durante os três jogos da fase de grupos.
As debilidades defensivas que a equipa já demonstrou podem ser fator chave para a seleção sair do Campeonato do Mundo sem qualquer ponto.
Análise dos jogos da Primeira Fase
Panama vs Bélgica – 18/06/2018 – 16:00 – Olimpiyskiy Stadion Fisht – Sochi
Perante uma Bélgica com fortes aspirações em chegar longe, o Panamá tentará jogar no erro do adversário.
É essencial não sofrer golos nos minutos iniciais e subir as linhas com o passar do tempo. Sabemos do poderio ofensivo do conjunto belga
E há algum receio que esta estreia possa correr muito mal para a equipa de Hernán Gómez.
Panama vs Inglaterra – 24/06/2018 – 13:00 – Stadion Nizhny Novgorod – Novgorod
Se o primeiro jogo é de dificuldade máxima, a segunda partida é de igual forma difícil.
A Inglaterra tem tanta ou mais qualidade que a Bélgica e chegará a este encontro com o objetivo de garantir o apuramento.
O Panamá deverá entrar novamente na expetativa, à procura do erro adversário e tentando explorar a velocidade dos seus avançados para surpreender no contra-ataque.
Uma teoria lógica, mas que no efeito prático será difícil de obter resultados dada a diferença de qualidade dos dois conjuntos.
Panama vs Tunisia – 28/06/2018 – 19:00 – Mordovia Arena – Saransk
Este será o jogo do grupo G mais acessível para o Panamá.
Caso tudo ocorra com normalidade, ambas as seleções chegam a este encontro com zero pontos e talvez com o orgulho ferido
no entanto quererão deixar uma última imagem positiva da sua participação.
Até Onde pode Chegar
Não será nada fácil a vida do Panamá na sua primeira participação em Campeonatos do Mundo.
Nos dois primeiros jogos do grupo G enfrenta seleções europeias de grande valor, finalizando o grupo com a Tunísia.
O facto de estarem na Rússia já tem de ser considerado muito positivo.
Não tiveram sorte no sorteio e calharam com duas seleções que irão lutar pelas fases mais avançadas da competição.
O máximo que podemos pedir a este Panamá é uma vitória na última partida diante da Tunísia e que consigam dignificar o país nos jogos com Inglaterra e Bélgica.
Não percas a chance de apostar e ganhar neste Mundial.
Abre tua conta nas melhores casas de apostas, aproveita os bônus e boa sorte:
Autor: bruno_scg93