Encontro relativo à primeira ronda do torneio russo disputado em piso duro indoor.
João Sousa, natural de Guimarães mas actualmente a residir na linda cidade de Barcelona, tem 24 anos e ocupa o 89º posto do ranking ATP. Já quebrou a barreira do top 100 várias vezes sendo que o seu melhor registo foi o 86º lugar em Março deste ano.
A nível de torneios ATP não tem qualquer título nem final disputada. No entanto, na categoria inferior, nos Challengers, compete com mais frequência e já conquistou vários títulos.
É um tenista de terra batida mas, paulatinamente, vem conseguindo exibir-se a um nível assinalável em hard court.
O seu jogo assenta, essencialmente, na entrega e disponibilidade que confere ao jogo. É muito combativo, movimenta-se bem e procura devolver o máximo de bolas possíveis tendo no seu serviço e na sua direita pancadas relativamente eficazes.
Podemos até dizer, em tom de brincadeira, que se João Sousa não fosse português seria com certeza, espanhol. Tem o típico jogo que caracteriza muitos tenistas espanhóis e não é por acaso que o português vive em Barcelona e trabalha de perto com elementos da entourage de Nadal na Academia Barcelona Total Ténis.
Esteve recentemente, na Moldávia, ao serviço do nosso país para a Taça Davis e nos dois encontros que disputou ganhou a Dubarenco por 3-1 e perdeu para Albot 2-3 num jogo onde foi escandalosamente roubado.
Antes disso esteve em Nova Iorque para disputar o Grand Slam e ao seu estilo guerreiro e combativo derrotou nas duas primeiras rondas Dimitrov e Nieminen ambos em cinco sets.
Na ronda seguinte, caiu de pé perante o líder do ranking mundial Novak Djokovic pelos parciais de 6-0 6-2 6-2. É a sua primeira presença neste torneio no leste europeu.
Paolo Lorenzi, 31 anos, nasceu na eterna cidade de Roma e reside em Siena. Ocupa o 83º posto do ranking ATP sendo que em Março deste ano foi 49º. Tal como o seu adversário, não tem qualquer título nem finais disputadas a nível ATP. A terra batida é a sua superfície preferida e é um jogador que luta muita.
Tem uma grande capacidade de devolução de bolas e uma excelente mobilidade. Lorenzi tem no seu jogo no fundo do court e na sua consistência as suas principais armas. A servir não é nada de especial e a nível ofensivo também não é um portento ainda que, por vezes, seja capaz de executar boas acelerações.
Este ano, em hard court, tem pouquíssimas partidas disputadas. Foi ao US Open marcar presença (perdeu na primeira ronda para o checo Tomas Berdych por 1-6 4-6 1-6) seguindo depois para “a sua praia”.
Voltou para a terra batida para disputar o Challenger de Génova. Com o estatuto de quarto pré-designado chegou até às meias-finais sendo eliminado pelo jamaicano/alemão Dustin Brown por 7-6 6-2. O ano passado desistiu na segunda ronda de São Petersburgo quando perdia por1-6 1-3 perante o espanhol Garcia-Lopez.
É a primeira vez que os jogadores se vão defrontar.
Como referi em cima João Sousa vem subindo o nível no hard court tendo, inclusivamente, no final de Julho ganho o Challenger na cidade berço deixando pelo caminho jogadores como por exemplo Matteo Viola e Flavio Cipolla.
Em Cincinnati e de forma algo inesperada derrotou na primeira ronda da fase de qualificação o russo Bomogolov Jr. por claros 6-4 6-3. Depois, em Flushing Meadows, fez o que se sabe.
Na minha opinião, a questão essencial para este jogo vai ser a forma física como o português se vai apresentar depois dos dois encontros disputados na Moldávia no fim-de-semana passado.
Contudo, também é preciso salientar que João Sousa tem uma condição física invejável e decerto que não vem aqui à Rússia apenas marcar presença porque essa postura não faz parte do ADN do vimaranense.
O italiano é um jogador que está ao alcance de João Sousa neste tipo de superfície. Se o encontro fosse disputado no pó-de-tijolo considero que, provavelmente, Lorenzi levaria a melhor. Aqui a vantagem está toda do lado do português e as odds para a sua vitória são muito aliciantes.
Assim, a minha aposta será, portanto, João Sousa para vencer.
PALPITE Paolo Lorenzi vs João Sousa – São Petersburgo |
|
João Sousa |
|