Phoenix Suns: Os Suns antes de iniciarem a road trip pelo Este, foram ao Staples Center perder com os Clippers no passado Sábado, somam duas derrotas consecutivas se juntarmos o jogo que perderam em casa contra os Hornets.
Já falei aqui um pouco sobre o jogo dos Suns sob a batuta de Jeff Hornacek, ritmo alto, dois bases a jogar ao mesmo tempo, vai uma linha de jogadores mais baixa precisamente para aumentar a velocidade do jogo, aproveitar os contra-ataques e os despocionamentos defensivos das equipas e basear os seus ataques no estilo “Run & Gun” cujos principais fundamentos são, ou passar rapidamente a bola, ou o jogador em posse mover-se rapidamente com ela.
Hornacek tem jogadores para isso, Dragic, Bledsoe Gerald Green e agora o Isaiah Thomas que tem ganho cada vez mais notoriedade ao vir do banco, apesar disso não tem um papel secundário e permite manter a estratégia da equipa a um ritmo elevado que é o que Hornacek pretente, para além disso os jogadores mais altos desta equipa e os que jogam no interior não são estáticos, movem-se bem e encaixam perfeitamente neste estilo de jogo. Sem lesões, os Suns vão com o objectivo claro de evitar a 3ª derrota consecutiva.
Boston Celtics: Os Celtics também chegam a esta partida após duas derrotas consecutivas, ainda não se sabe muito bem qual é o intuito dos C’s para esta época, não acredito que pretendam chegar aos playoffs, com esta equipa será complicado, mesmo no Este.
A estratégia deve passar por voltar a “tankar” este ano e tentar conseguir boas posições para ter primeiras escolhas no draft e dar ao Rondo jogadores que precisam para voltarem a ser uma equipa de playoffs.
Vi o último jogo contra os Cavs e foram incapazes, por inexperiência e falta de bagagem segurar uma equipa tão forte ofensivamente, são uma equipa muito jovem no global, Sullinger, Olynyk, Zeller, Phil Pressey, os rookies, Marcus Smart, James Young, Dwight Powell. O próprio técnico dos C’s está na sua segunda época como treinador principal. Os jogadores mais experientes são Brandon Bass e o Rondo, mas a maioria do plantel é muito verde.
O estilo do jogo dos Celtics mudou bastante desde a saída do big three de Boston (Garnett, Allen, Pierce), Brad Stevens sabe que com os jogadores que tem não pode jogar numa pace baixa, promover “post up plays”, nem ter grande eficácia a defender, até porque o Sullinger e o Olynyk não são nenhuns especialistas, do 5 inicial talvez o Bradley e o Rondo sejam os melhores, no geral sofrem muito com isso.
De qualquer das formas, Rondo é aquele base que faz os que estão ao seu redor melhores jogadores, é o jogador com mais assistências na liga, uma média de 12 p/ jogo e todos lucram com isso, Jeff Green um atirador de qualidade aumentou as suas médias de pontos muito por culpa de Rondo.
Conclusão: São duas equipas que vem de duas derrotas consecutivas, no caso dos Celtics duas derrotas em casa, uma hipotética 3º derrota consecutiva em casa deixaria o fiel público de Boston renitente para com a equipa, os Suns conseguiram os playoffs ano passado e não alcançar este ano seria um falhanço tremendo, numa conferência competitiva, ir buscar um resultado positivo fora seria ideal para apagar a derrota frente aos Hornets em casa e por isso espero um jogo ao ritmo das duas equipas, ambas jogam rápido os Boston estão acima duas posições dos Suns com 98.8 posses p/ jogo e os Phoenix com 98.3 p/ jogo.
O jogo vai ter um grande ritmo, resta saber como estarão no capítulo do lançamento, outro dado que achei interessante é o facto dos C’s cederem em média 12 pontos por jogo em contra-ataques e os Suns são peritos a jogar no erro do adversário e a interceptar passes, porque tem Dragic e Bledsoe muito rápidos nessa função.
Contudo, não me sinto confiante o suficiente para ir nos Suns depois das últimas exibições e por saber que os C’s com duas derrotas consecutivas podem transcender-se para evitar 3 derrotas e por isso acredito que o over, apesar de uma linha muito alta, tem valor porque as duas equipas não tem muita habilidade a defender, jogam num estilo que promove muitos pontos e tiveram um dia de descanso.
PALPITE Phoenix Suns @ Boston Celtics – NBA |
|
Mais de 215.5 Pontos |
|