Desde o dia 1 de janeiro que os jogadores que terminam contrato no final da presente temporada, a maioria a 30 de junho próximo, podem entrar em princípio de acordo com outros clubes, estando legalmente protegidos para o efeito. É neste âmbito que Marega e Otávio podem estar perto de sair do FC Porto, tendo já destinos prováveis no horizonte.
INCAPACIDADE FINANCEIRA DO DRAGÃO PODE CUSTAR SAÍDA DE MAREGA A TROCO DE NADA
Os casos mais flagrantes no período mais recente incluem as saídas a custo zero do mexicano Héctor Herrera e do argelino Yacine Brahimi, mas ainda no último verão o FC Porto ficou a dever ao frágil momento financeiro (recorde-se que o clube azul-e-branco se encontra intervencionado pela UEFA devido ao incumprimento parcial das regras do fair-play financeiro) saídas importantes abaixo do valor de mercado (Alex Telles e Danilo Pereira).
A seis meses do final dos respetivos vínculos contratuais, o maliano Moussa Marega e o brasileiro Otávio, peças fundamentais no esquema habitualmente mais utilizado por Sérgio Conceição, podem estar de malas feitas para abandonar o Estádio do Dragão, no próximo verão, refere a imprensa desportiva.
De acordo com a avaliação atual feita pelo Transfermarkt, o jogador mais bem cotado dos dois é Marega, que aos 29 anos apresenta um valor de mercado fixado em 20 milhões de euros.
A verdade é que o interesse do jogador em rumar a outras paragens já tem vindo a ser noticiado há vários meses, com o futebol inglês no horizonte, mas é da Turquia que parece chegar, por agora, o interesse mais palpável pelo maliano.
Segundo a imprensa turca, o Fenerbahçe está já a preparar a próxima época e disposto a abrir os cordões à bolsa para convencer o avançado portista, numa fase em que já assegurou o Mesut Özil, que tem estado de lado no Arsenal.
OTÁVIO COM POTENCIAIS INTERESSADOS EM ITÁLIA
Em relação ao brasileiro, aos 25 anos de idade Otávio parece estar a atingir a plena maturação da sua carreira desportiva e tem vindo a afirmar-se como uma das “peças-chave” no meio-campo e na abordagem tática de Sérgio Conceição, pelo que empresta tanto em termos de desequilíbrio ofensivo, como ao nível dos equilíbrios defensivos coletivos.
Também com contrato até 30 de junho próximo, o médio tem sido associado nas últimas semanas ao futebol italiano, com a AS Roma, de Paulo Fonseca, a destacar-se entre os potenciais interessados.
No início desta semana, o jornal A Bola deu conta de que é o AC Milan, atual líder da Serie A TIM, a equipa que possui maior vantagem no mercado de transferências para garantiu o concurso de Otávio, a custo zero, tendo em vista a incursão no plantel rossoneri a partir da próxima temporada.
Isto porque o conjunto onde atuam os portugueses Rafael Leão e Diogo Dalot, ao lado do emblemático Zlatan Ibrahimovic, já terá mesmo oferecido uma proposta de pré-contrato a Otávio, com quem terá um princípio de acordo, com base num prémio de assinatura de 1,5 milhões de euros e um vínculo com duração de quatro épocas desportivas.
Em concorrência com o FC Porto, que está desde o último verão a tentar convencer o jogador a ficar em Portugal, estarão ainda outra equipa italiana, a Fiorentina, além de dois clubes da Arábia Saudita, um mercado financeiramente muito atrativo, mas que não estará na linha do interesse de Otávio, uma vez que a preferência do jogador passa por permanecer na alta montra do futebol europeu.
SÉRGIO CONCEIÇÃO TAMBÉM COM FUTURO POR DEFINIR
O cenário mais provável será o da continuidade à frente do comando técnico do FC Porto, até pela vontade demonstrada no início da temporada, por parte do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, em prolongar o vínculo com o treinador, «em tempos mais fáceis», numa consideração relacionada com o momento financeiro que o clube vive.
A verdade é que, desde então, não mais tornaram a surgir notícias, nem declarações públicas sobre o futuro de Sérgio Conceição, que tem contrato com o clube do seu coração até de 30 de junho deste ano. Por sinal já abordamos esta questão no seguinte artigo: O burburinho em torno do futuro de Sérgio Conceição
No último verão, a especulação sobre uma possível saída dos “dragões”, para rumar ao futebol italiano, sobretudo, esteve na ordem do dia, mas o treinador acabou por continuar na Invicta, onde segue de mira apontada ao objetivo de revalidar a conquista do título de campeão nacional e colocar, definitivamente, uma pedra no debate da hegemonia, com o que seria o terceiro campeonato dos últimos quatro.
É no próximo domingo que o FC Porto volta a entrar em campo, tendo em vista a vingança da derrota com o Sporting nas meias-finais da Taça da Liga, derrota discutida aqui – Sporting reforça maldição Portista à boleia de Jovane
Na 15.ª jornada da Liga NOS, os “dragões” viajam até ao Algarve, gozando de grande favoritismo nas casas de apostas (1.25 na Betano) para bater o recém-promovido Farense, no Estádio de São Luís.