O ranking elaborado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), recentemente divulgado pelo organismo da FIFA, relativamente aos melhores clubes de 2020, coloca o FC Porto como a melhor entidade desportiva portuguesa do ano que passou. O top-5 inclui ainda o Benfica, o Braga, o Sporting e o Rio Ave, por esta ordem decrescente.
DOZE LUGARES À FRENTE DO BENFICA, FC PORTO É O MELHOR REPRESENTANTE PORTUGUÊS PARA A IFFHS
Numa lista elaborada de acordo com a prestação desportiva de cada clube (ver critérios de escolha abaixo) no período referente ao ano civil de 2020, o FC Porto foi o clube português que melhor ficou posicionado no ranking da IFFHS.
A federação de estatística da FIFA colocou os “dragões” no 15.º lugar da tabela, com um total de 197 pontos, para os quais muito terá contribuído o título de campeão nacional conquistado relativo à época de 2019/20, bem como a sólida campanha da equipa de Sérgio Conceição na fase de grupos da Liga dos Campeões, que culminou com o fácil apuramento para os oitavos de final.
O segundo clube português representado é o Benfica e está fora do top-20 do ranking, surgindo na 27.ª posição. Segue-se o Braga, no 48.º posto da classificação, cujo top-5, em matéria relativa à bandeira lusa, fica completo com o Sporting (81.º) e o Rio Ave (113.º).
Falta pouco para a equipa azul e branca voltar a entrar em cena pouco depois de ouvir o emblemático hino da Liga dos Campeões.
Para chegar ao que seria um espetacular apuramento para os quartos de final da prova milionária, o FC Porto terá uma missão hercúlea, visto que terá de deixar pelo caminho a Juventus, de Cristiano Ronaldo, que é tão somente o quarto maior candidato (11.00), de acordo com as odds da Betano, a vencer a presente edição da “Champions”.
A primeira mão da eliminatória frente à ‘Vecchia Signora’ está marcada para o dia 17 de fevereiro, uma quarta-feira para a qual já falta menos de um mês, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto.
O favoritismo, no mercado de 1X2, recai em dose considerável sob a equipa da Juventus (cuja vitória paga a 1.93), num encontro onde o triunfo do FC Porto garante 4.10 de retorno por cada euro investido, com o Empate cotado a 3.15.
O maior favorito das casas de apostas a erguer a “orelhuda” no final da época 2020/21 continua a ser o atual campeão europeu em título, o Bayern Munique (3.80), seguido de Manchester City (5.20) e Liverpool (6.50).
ABEL FERREIRA AJUDA PALMEIRAS A SER O VICE-LÍDER DE UM RANKING COMANDADO PELO BAYERN
No topo da tabela elaborada e divulgada pela IFFHS está, sem grande surpresa, o campeão europeu Bayern Munique (260 pontos), que, em 2020, conquistou tudo o que havia para conquistar, dentro e fora do cenário germânico. A hegemonia do Bayern foi discutida aqui:
Bayern conquista a 6.ª Liga dos Campeões da sua história
Logo a seguir aos bávaros, surge o Palmeiras, com 230 pontos, numa colocação para a qual terá tido forte influência o excelente trajeto que a equipa de Abel Ferreira está a trilhar, especialmente desde a chegada do treinador português proveniente do futebol grego, que culminou, até ver, com a presença do clube paulista na final da Taça do Brasil e também da Taça dos Libertadores.
A fechar o top-3, estão os franceses do Paris-Saint Germain, com menos quatro pontos (226) que o Palmeiras.
Nota de destaque para a presença de quatro clubes brasileiros entre o top-20, além do “Verdão”: Grêmio (16.º, 195 pontos), Flamengo (18.º, 187) e Internacional (20.º, 184).
OS CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DOS PONTOS PELA IFFHS
Desde logo, importa referir que as várias ligas de futebol do Mundo possuem uma pontuação respetiva, que as coloca entre os parâmetros necessários para pertencer ao Nível 1, 2, 3 e 4.
Curiosamente, é o Nível 4 o mais alto da padronização, que inclui as oito ligas melhor cotadas. Seguem-se as ligas do Nível 3, que incluem a classificação entre 9 e 30, as ligas do Nível 2, que se referem aos campeonatos com pontuação entre 31 e 80, e, por fim, as ligas do
Nível 1, de 81 em diante.
Para a atribuição da pontuação a cada liga, o critério de atribuição tem por base a prestação anual dos cinco melhores clubes de cada país, de acordo com o ranking mundial de clubes.
Importa também destacar que a IFFHS coloca no topo das competições mais importantes as provas internacionais de clubes: recebe 14 pontos, por exemplo, o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA, da Supertaça Europeia, da Taça dos Libertadores, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato do Mundo de Clubes.