O FC Porto teve um inicio bastante positivo esta temporada, visto ter uma equipa bastante ofensiva, onde conseguia praticar um bom futebol, mas as sistematicas alterações na equipa por parte do treinador, tem colocado alguma alternancia a nivel exibicional e com isso a equipa tem-se ressentido bastante principalmente a nivel defensivo, tendo sofrido golos bastante escusados nos ultimos tempo.
No campeonato encontra-se em segundo lugar com 15 pontos estando a 4 pontos do líder Benfica. Vem de uma derrota para a Taça de Portugal frente ao Sporting onde ficou 1×3 no seu proprio estádio.
Para a Liga dos Campeões a equipa tem feito praticamente o que lhe compete, so podia ter feito melhor no jogo frente ao Shaktar onde empatou 2×2. Neste momento encontra-se com 4 pontos na liderança deste grupo tendo somente mais 1 ponto do que o Bate Borisov.
O Athletic Bilbao tem estado muito mal esta epoca, tanto no campeonato como na Liga dos Campeões, penso que o unico momento positivo desta época, tenha sido o apuramento para a Liga dos Campeões onde eliminou o Napoles que era favorito nesta eliminatória.
No campeonato a equipa tem estado muito mal desde inicio da época, onde encontra-se numa posição critica da tabela classificativa apenas 5 pontos, muito proximo dos lugares de despromoção.
Já não vencem á 8 jogos oficiais a contar tambem com os jogos da liga dos campeões. Na Liga dos campeoes têm apenas 1 ponto, conquistado no seu terreno frente ao Shaktar onde empatou a zero, e foi ao terreno do Bate para surpresa de todos perder por 2×1.
Com isto o apuramento ficou muito complicado, e a depender deste muito deste jogo fora de casa. Mas com este momento de forma torna se bastante dificil.
Conclusão: Apesar de na minha opinião as duas equipas não estarem a atravessar um bom momento a nivel de forma, o Porto jogando no seu terreno, tendo uma equipa mais experiente em campos europeus, e sendo que poderá confirmar cada vez mais o primeiro lugar do grupo, penso que conseguirá vencer.
Enquanto que o Athletic vai tentar lutar neste jogo para conseguir pontuar, para ainda ter algo a dizer neste grupo, embora esteja bastante complicado.