Outro bom jogo que acontecerá nesta tarde, em que Jackson Martínez e o time do Porto recebem Isco e companhia do Málaga para a partida de hoje. São duas equipes que podem surpreender muita gente nesta Champions, vale ficar de olho.
A equipe do Porto continua na sua infindável briga pelo título do Campeonato Português contra o Benfica, onde já se vão dezenove partidas e ambas equipes tem os mesmos quarenta e nove pontos.
Apesar de alguns tropeços (como o empate na última rodada em casa jogando contra o Olhanense), gosto sempre de avaliar este time ao jogar com adversários que causem mais impacto no sistema tático da equipe do Dragão, onde pode-se ver bons resultados como a vitória que obtiveram em Outubro contra o Paris Saint-Germain em casa, onde mesmo com a posse de bola inferior, foi bem mais incisivo no ataque.
A nível interno o time tem quarenta e sete gols marcados nas dezenove partidas disputadas até aqui, empatado com o Benfica como melhor ataque da competição, e possuindo a melhor defesa com apenas nove gols levados. Jogando em casa é muito forte, onde nos últimos quinze jogos vem de quatorze vitórias e um empate (na última rodada, como dito). Nestas últimas quinze, o time fez trinta e seis gols e levou apenas quatro!
Do lado espanhol, o time do Málaga chega com a moral de ainda não ter perdido nesta competição. O time terminou a fase de classificação com quatro vitórias e quatro empates, sendo que os bons resultados vieram quando jogaram em casa (longe, conseguiram um vitória e três empates). No Campeonato Espanhol estão atualmente na zona de classificação para a próxima Champions, mas não podem dormir que o Valencia vem aí. Possuem o quinto melhor ataque com trinta e sete gols feitos e a melhor defesa, onde levaram vinte e um gols em vinte e quatro partidas.
Como dito, fora de casa parece que as coisas ficam um pouco mais complicadas. Nas últimas quinze partidas são cinco vitórias, sete empates e três derrotas – não que este histórico seja ruim, mas na competição européia precisa ser melhor que isso. Nestas últimas quinze, levou gols em dez delas.
Conclusão: dois times com futebol parecido e jogadores habilidosos que podem surpreender muita gente. Não acredito que a equipe portuguesa consiga repetir o feito de 2004 mas ainda assim não os subestimo quando estão a jogar em sua casa, onde são realmente superiores a várias equipes. O Málaga ainda não perdeu, mas acredito que isto deverá ocorrer hoje após o domínio que a equipe portuguesa deverá impor sobre eles.