O FC Porto recebe no Estádio do Dragão hoje à noite o Málaga num jogo referente à primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2013/2013.
A equipa portuguesa é neste momento líder do campeonato, tendo até agora conseguido manter-se invicta, somando até à data 15 vitórias e 4 empates.
Nos últimos jogos têm cumprido o dever, tirando um deslize caseiro frente ao Olhanense há duas jornadas. Antes desse jogo o FC Porto tinha derrotado por 0-3 o Vitória de Setúbal, 5-0 o Gil Vicente e por 0-4 o Vitória de Guimarães. No fim de semana passado conseguiu uma vitória por 2-0 em Aveiro frente ao Beira-Mar.
Na fase de grupos da Liga dos Campeões ficou em 2º lugar do Grupo A, tendo apenas perdido a liderança na última jornada ao ser derrotado pelo Paris Saint-Germain em França. Este grupo era bastante acessível e tanto o Porto como o Paris Saint-Germain se destacaram bastante dos dois Dínamos (Kiev e Zagreb).
Convocados do FC Porto: Helton e Fabiano; Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho, Castro, Izmailov, João Moutinho e Varela; Atsu, Jackson, James, Sebá e Liedson.
O Málaga tem feito uma época bastante acima das expectativas. Com uma equipa humilde e muito lutadora ocupam neste momento o 4º lugar na Liga Espanhola que é um campeonato muito competitivo.
Vêm de uma série de 2 jogos a ganhar, tendo ganho 1-2 ao Levante e conseguido uma vitória complicada frente ao Athletic Club. Pode-se dizer que os andaluzes foram uma das equipas que mais surpreendeu na fase de grupos da Liga dos Campeões. Conseguiram o 1º lugar do Grupo C, com 3 vitórias e 3 empates.
Duas das vitórias foram por 3-0 (Zenit e Anderlecht), o que mostra o nível a que a equipa esteve.
Eliseu e Jesus Gámez estarão ausentes no jogo desde terça-feira, enquanto que o Duda ainda está em dúvida.
Convocados do Málaga: Kameni, Caballero e Pol; Gámez, Weligton, Lugano, Demichelis, Sergio Sánchez, Onyewu e Antunes; Camacho, Joaquín, Toulalan, Morales, Iturra, Duda, Eliseu e Portillo; Saviola, Baptista, Sebastián Fernández, Piazón, Isco, Santa Cruz e Fabrice.
Apesar de acreditar que o FC Porto é favorito para este jogo, acho que as odds estão desajustadas e portanto irei apostar num handicap positivo a favor do Málaga. Penso que o facto de a equipa ter sido proibida de participar nas competições europeias nos próximos anos poderá ser uma motivação forte para que tentem provar a sua qualidade e surpreender nesta Liga dos Campeões.
Alguns jogadores, como Demichelis, Toulalan e Joaquín foram poupados no jogo do fim-de-semana já com olho neste jogo. O FC Porto em casa é uma equipa muito forte mas este Málaga não é um adversário nada fácil e não acredito que, se perder, seja por mais de um golo de diferença, caso em que a aposta é devolvida.