Porto:
Nova ronda entre Porto e Sporting, desta vez numa fase inicial da Taça de Portugal, a eliminar e a suceder uma ronda de compromissos internacionais. Do lado do Porto existe a motivação óbvia de vencer o Sporting e ir ao Jamor.
Um dos acontecimentos que devem suscitar maior motivação ao Porto e deve inflamar o ambiente do Dragão, são as recentes farpas enviadas por Bruno Carvalho a Pinto da Costa como: “hipócrita, rufia… sem ser esta coisa que se arrasta pelo estádio ofendendo tudo e todos.” Todos sabem como reagem os adeptos do Porto quando Pinto da Costa é atacado e nos corredores do Dragão existe essa nuance extra para esse jogo.
As outras indicações importantes são o facto de Lopetegui não poder contar com um dos seus totalistas, Martins Indi, o melhor lateral esquerd Alex Sandro e Evandro, talvez a menos importante das 3 ausências. Lopetegui vai ter de mudar novamente a equipa, o espanhol ainda não repetiu um 11 e com estas baixas terá de voltar a mexer, as escolhas mais naturais são a entrada de José Angél e de Marcano para a defesa.
Esta semana também ficou marcada pela falta de preparação para o clássico com vários jogadores do Porto nas respectivas selecções, alguns a fazerem viagens transatlânticas: Danilo, Martins Indi, Herrera, Rúben Neves, Óliver, Brahimi, Jackson Martinez, Quintero, Quaresma e Aboubakar foram alguns dos jogadores que estiveram de fora dos trabalhos durante grande parte da semana.
Onze provável: Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano, José Angel; Rúben Neves, Herrera, Oliver; Brahimi, Tello, Jackson Martinez.
Sporting:
Na equipa de Marco Silva, algumas ausências também no que a cedência de jogadores às respectivas selecções diz respeito, contudo o Sporting cede principalmente à selecção portuguesa, no escalão principal e de Sub-21. Patrício, Cédric, Adrien, William Carvalho, Nani, Carrillo, Héldon, Mané, Slimani, Tanaka, João Mário, Paulo Oliveira e Esgaio.
Creio que a equipa do Sporting melhorou substancialmente este ano porque manteu três jogadores importantes, William, Patrício e Slimani, reforçou-se com Nani para uma das alas, um jogador claramente acima da média e ainda reforçou as laterais defensivas com Jonathan Silva e Miguel Lopes como opções. A única lacuna é o eixo central da defesa, comparativamente ao ano passado é inferior no imediato, futuramente pode equiparar-se porque vejo qualidades no Paulo Oliveira.
Marco Silva é um bom treinador, tem mais opções no banco do que Jardim tinha e em três testes de grande grau de exigência (Benfica, Chelsea e Porto) a equipa portou-se bem.
Onze provável: Patrício; Cédric, Marcelo, Paulo Oliveira, Jonathan Silva; William Carvalho, Adrien, João Mário; Nani, Carrillo; Slimani.
Prognóstico:
Eu não vejo assim uma diferença tão grande que justifiquem odd’s tão desiquilibradas para um lado, o factor casa é sem dúvida importante e o facto do Porto ainda não ter perdido também, mas o Sporting é uma equipa que já demonstrou qualidade, e além disso só vejo uma mácula no 11 do Sporting, o eixo central. O Porto com as ausências de Indi e Alex Sandro também perde nesse aspecto, Ángel não dá a qualidade e a profundidade de Alex Sandro a atacar, Marcano é diferente de Indi, mais posicional e menos rápido.
Do meu ponto de vista é um jogo de Taça, que irá ser jogador com cautelas, depois de compromissos internacionais e com desgaste acumulado e por achar estas odd’s desajustadas a favor do Porto consegui encontrar valor no +1 Ah a favor do Sporting, porque acredito que será táctico e decidido em pormenores, por isso não deve existir uma grande décalage em termos exibicionais e de resultado.