Futebol Clube do Porto e Vitória de Setúbal encontram-se este sábado no Estádio do Dragão para mais um jogo referente à jornada 27 do campeonato português.
Os actuais campeões portugueses estão em 2º lugar atrás do Benfica com 66 pontos (22V, 6E), são a par dos encarnados a única equipa que ainda não perdeu nesta edição da liga, registam de resto uma diferença de 49 golos entre os marcados e sofridos (61-12) e até ao momento a jogar em casa apenas perderam pontos frente ao Olhanense.
Na última jornada os dragões foram até Moreira de Cónegos derrotar o Moreirense por 3-0.
Varela, Danilo e Abdoulaye regressam aos convocados para a partida deste sábado, enquanto Maicon e Quiñones ficam de fora por lesão. Kelvin, por opção, também não defrontará o Vitória.
Convocados Porto: Helton e Fabiano; Danilo, Mangala, Abdoulaye Ba, Alex Sandro e Otamendi; Lucho Gonzalez, André Castro, João Moutinho, Izmaylov, Fernando e Steven Defour; Jackson Martínez, James Rodríguez, Silvestre Varela, Liedson e Atsu.
Já o Vitória de Setúbal luta neste momento pela manutenção na primeira liga. Com uma vantagem de cinco pontos para a zona de despromoção, os sadinos são a equipa com mais vantagem nesta luta. Somam uma média de um ponto por jogo (7V, 5E, 14D) muito por culpa da defesa, a mais batida do campeonato (49 golos sofridos).
Vêm de uma importante vitória na jornada passada frente ao Estoril.
José Mota não poderá contar com Miguel Lourenço e Caleb lesionados falham a convocatória, onde entre pela primeira vez Fonseca.
Convocados Vit. Setúbal: Pawel Kieszek e Fonseca; Pedro Queirós, Jorge Luiz, Frederico Venâncio, Amoreirinha e Kiko; Ney, Bruno Amaro, Paulo Tavares, Bruno Gallo e Zé Pedro; Pedro Santos, Bruninho, Miguel Pedro, Jorginho, Ricardo Horta e Makukula.
O treinador dos sadinos diz que a questão do título de campeão lhe passa completamente ao lado, e acrescenta que «O nosso objectivo é tentar alcançar pontos para conseguirmos a tranquilidade da manutenção».
Sinceramente não acredito que o Porto perca pontos a jogar no Dragão. Os azuis e brancos estão proibidos de falhar, caso contrário a decisão do título fica praticamente nas mãos do Benfica.
Penso que a equipa de Vitória Pereira está motivada para a partida e vencerá sem grandes dificuldades.
Penso que esta partida poderá ser decida em jogadas individuais, com jogadores como Jackson e James com grande capacidade técnica para a qualquer momento fazer um golo, num Porto que de resto deverá dominar o jogo no meio-campo adversário e ter uma posse-de-bola na ordem dos 65-75%, meio campo esse onde se destacam Moutinho e Lucho.
O Porto deverá vencer por uma margem de 2-3 golos. Como se diz na gíria popular, “o mais difícil é entrar o primeiro”.
Últimos confrontos:
23.01.13 LIG Setubal FC Porto 0 : 3
09.01.13 TAC FC Porto Setubal 1 : 0
19.02.12 LIG Setubal FC Porto 1 : 3
05.02.12 TAC FC Porto Setubal 2 : 0
09.09.11 LIG FC Porto Setubal 3 : 0