Foi ontem conhecida a conjuntura completa dos grupos da fase de apuramento da zona europeia para a fase final do Campeonato do Mundo de 2022, a realizar no Qatar dentro de cerca de dois anos, onde a Seleção Portuguesa pretende assumir a candidatura ao título. No Grupo A, a “Equipa das Quinas” medirá forças juntamente com Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.
PORTUGAL AO LADO DE SÉRVIA, IRLANDA, LUXEMBURGO E AZERBAIJÃO NO GRUPO A
É claro que uma afirmação deste género possui sempre um forte teor subjetivo, mas é difícil não atribuir uma boa dose de favoritismo à Seleção Nacional num grupo ao lado destas quatro seleções, apesar dos perigos diferentes que cada uma poderá vir a oferecer (até porque, como sabemos, Portugal tem por norma acordar tarde nos apuramentos).
O sorteio realizado ontem em Zurique, na Suíça, não contou com a presença dos representantes de cada federação, como medida imposta pelo combate à propagação da pandemia.
Portugal era um dos 10 cabeças-de-série e saiu, por isso, do Pote 1, tendo sido mesmo a primeira seleção a ser sorteada e a seguir diretamente para o Grupo A da qualificação da zona UEFA, onde acabou por ser sorteado ao lado de Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão, quatro seleções que merecerão atenção especial já de seguida.
O sorteio contou com cinco grupos de cinco equipas e cinco grupos de seis equipas. Os primeiros classificados de cada grupo garantem automaticamente a presença na fase final do Mundial 2022, ao passo que os segundos qualificam-se para o “play-off”, de onde sairão três apurados.
Existem ainda duas vagas especiais, destinadas a dois vencedores dos grupos da Liga das Nações da UEFA, que não consigam terminar a fase de qualificação para o Mundial no 1.º nem no 2.º lugares do respetivo grupo.
A fase de apuramento será realizada a um ritmo nunca antes visto, estando ainda por conhecer o calendário específico, entre os meses de março e novembro de 2021.
A decorrer no Qatar, a próxima edição do Campeonato do Mundo (cujas qualificações sul-americana, asiática e africana já arrancaram) está marcada para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, devido ao forte calor que se faz sentir naquela zona do globo no período do verão.
SÉRVIA, UM VELHO ADVERSÁRIO CHEIO DE POTENCIAL
A Sérvia é, na teoria, o adversário mais complicado desta fase de apuramento, ainda que a falta de solidez coletiva entre as várias peças individuais de enorme qualidade (que ficou bem à vista na recente qualificação para o Euro 2021) a coloque na categoria de ultrapassável.
30.ª classificada no último ranking FIFA divulgado, a seleção dos Balcãs, que tem tido vários problemas políticos e federativos nos últimos
anos, segue orientada por Ljubisa Tumbakovic desde julho de 2019.
Principais figuras: Milinkovic-Savic, Dusan Tadic, Aleksandr Mitrovic.
REPÚBLICA DA IRLANDA NÃO DEVERÁ INCOMODAR
Seleção proveniente do pote 3 no sorteio desta segunda-feira, a República da Irlanda (42.ª no ranking FIFA) conta nas suas fileiras, de forma esmagadora, com a presença de vários jogadores que atuam em equipas secundárias do futebol britânico, sendo a rigidez tático-defensiva a sua principal arma.
Com o selecionador Stephen Kenny ao leme desde abril passado, a Seleção Irlandesa falhou recentemente a qualificação para a fase final do Euro 2020 e por pouco não foi despromovida da Liga B para a Liga C da Liga das Nações.
Principais figuras: Shane Duffy, Jeff Hendrick, James McLean.
LUXEMBURGO VOLTA A CRUZAR-SE COM PORTUGAL
Tal como a Sérvia, também o Luxemburgo (nação com vários emigrantes portugueses) esteve presente na última fase de apuramento de Portugal para o Euro 2020, tendo a equipa de Fernando Santos vencido em casa, por 3-0, e fora, por 2-0.
98.ª classificada na última divulgação do ranking FIFA, a Seleção Luxemburguesa, um pouco à imagem da maioria das equipas no futebol europeu internacional de menor dimensão, tem vindo a ganhar alguma competência tática nos últimos anos, mas não parece oferecer perigos e resistência de maior face à superioridade inequívoca de Portugal.
Principais figuras: Leandro Barreiro, Vincent Thill e Gerson Rodrigues.
AZERBAIJÃO VEIO DO POTE 5 E É VISTO COMO O ‘PATINHO FEIO’
Longe de ser o adversário era frequentemente goleado noutras épocas, devido à evolução tática do seu futebol, o Azerbaijão (109.º no ranking FIFA) é tido como um dos dois adversários (a par do Luxemburgo) mais acessíveis nesta fase de qualificação portuguesa.
Na última Liga das Nações, a seleção orientada pelo italiano Giovanni De Biasi não conseguiu subir de escalão na Divisão C, terminando atrás de Montenegro e Luxemburgo no Grupo 1 do terceiro escalão.
Principais figuras: Maksim Medvedev, Qara Qarayev, Badavi Hüseynov.