A título de convite realizado por parte da UEFA, a seleção do Qatar, país responsável pela organização da fase final do próximo Campeonato do Mundo de 2022, vai integrar a fase de qualificação europeia.
UEFA CONVIDA QATAR A PREPARAR-SE PARA O MUNDIAL 2022 NO GRUPO A DO APURAMENTO EUROPEU
O Grupo A, onde Portugal foi sorteado na qualidade de cabeça-de-série, vai acolher a equipa qatari numa conjuntura especialmente moldada para a preparação da seleção orientada por Félix Sánchez.
Numa altura em que os jogos particulares começam a ficar pouco na moda (sobretudo pela criação das várias Ligas das Nações), a UEFA endereçou um convite à seleção organizadora do próximo Mundial para vir a integrar o Grupo A (um dos que tinham apenas cinco seleções) da fase de qualificação na Europa, onde milita, precisamente, a Seleção Nacional Portuguesa.
O Qatar vai defrontar, além de Portugal, as seleções da Sérvia, da República da Irlanda, do Luxemburgo e do Azerbaijão. Os 10 jogos que a equipa chefiada pelo selecionador de nacionalidade espanhola Félix Sánchez irá realizar não terão pontos em disputa e vão revestir-se de caráter amigável.
A medida não é propriamente uma novidade, até porque, bem recentemente, na caminhada para o Euro 2016 (onde Portugal viria a conquistar o seu primeiro grande título internacional a nível sénior), a França (seleção organizadora) também integrou um grupo de apuramento.
O QUE TERÁ PORTUGAL A GANHAR COM A MEDIDA?
País com um futebol em claro desenvolvimento nos últimos anos, o Qatar tem vindo a solidificar a sua qualidade competitiva nos tempos mais recentes.
As memórias mais significativas remontam à fase de grupos da Copa América de 2019, onde o Qatar acabou como último classificado do Grupo B, ainda que tenha deixado uma imagem bastante positiva – tendo em conta as debilidades que se esperavam da equipa – nas partidas frente a Paraguai (2-2), Colômbia (0-1) e Argentina (0-2).
Ainda que os jogos que Portugal vier a realizar contra a seleção asiática venham a possuir um caráter de preparação, não me parece totalmente descabido que venham a ser dois bons testes para o selecionador Fernando Santos realizar alguns testes interessantes e experimentar a utilização de jogadores habitualmente menos rodados na Seleção Principal Portuguesa.
Especialmente numa altura em que os jogos amigáveis estão a desaparecer e, sendo uma medida interessante para aumentar a competitividade das seleções, acaba por prejudicar um pouco os testes que os selecionadores possam vir a querer realizar para apurar a escolha da convocatória final, no caso para o Mundial 2022.
Portugal vai defrontar o Qatar em duas ocasiões, primeiro no dia 4 de setembro e, posteriormente, a 9 de outubro de 2021.
No próximo verão, ainda antes de defrontar a ‘Equipa das Quinas’, o Qatar vai novamente disputar a fase final da Copa América, adiada de 2020 para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus, num grupo ao lado de Perú, Equador, Brasil e Venezuela.
CALENDÁRIO DA CAMINHADA DE PORTUGAL RUMO AO QATAR’22 JÁ DEFINIDO
Na sequência da realização do sorteio referente à fase de apuramento europeia para a fase final do Campeonato do Mundo de 2022, a UEFA divulgou na íntegra a calendarização referente à qualificação, que decorrerá entre os meses de março e novembro do próximo ano.
Portugal arranca a fase de qualificação em casa, diante do Azerbaijão, a 24 de março. Ainda durante essa paragem internacional, a equipa de Fernando Santos vai realizar mais duas partidas, ambas fora de portas, com as visitas à Sérvia (agendada para o dia 27) e ao Luxemburgo (dia 30).
O apuramento prosseguirá após a realização do Euro 2020 e da Copa América do próximo verão, no mês de setembro, na já habitual primeira “data FIFA” da temporada desportiva de clubes.
Logo no dia 1, Portugal faz a cortesia da receção à República da Irlanda, fechando a primeira volta antes de, seis dias mais tarde (dia 7 de setembro de 2021), tornar a defrontar a seleção do Azerbaijão, na longa viagem prevista até Baku.
Em outubro, Portugal recebe o Luxemburgo no dia 12 (três dias depois do segundo confronto com o Qatar), encerramento a qualificação em novembro, com a visita à República da Irlanda (dia 11) e a receção à Sérvia (dia 14), teoricamente o maior adversário da formação lusa na luta pela liderança do Grupo A e respetivo apuramento direto para a fase final do Mundial.
A REAÇÃO DO SELECIONADOR AO SORTEIO
Em declarações prestadas ao Canal 11 no calor da definição do apuramento de Portugal para o Qatar’22, escassos minutos após o sorteio, Fernando Santos foi taxativo, apesar do discurso cliché para a ocasião.
«Estes sorteios não são para analisar, são para jogar e ganhar. O importante agora é preparar bem e ver o calendário, proque começa já em março. Se forem adversários que conhecemos melhor pode ajudar-nos na análise, neste caso Sérvia e Luxemburgo. República da Irlanda e Azerbaijão nunca defrontei como selecionador. Temos de procurar meios para os conhecer em termos de análise. Se Portugal quer ser candidato a ser campeão do Mundo, e se assume isso, tem de passar a fase de grupos».