O Quilmes que no torneio inicial da época passada não foi além da antepenúltima posição, este ano está ainda pior ocupando a penúltima posição com 8 pontos em 11 jogos, 13 golos marcados e 19 golos sofridos.
O conjunto treinado por atravessa uma fase lunar com 3 desaires e 2 empates nas últimas 5 partidas para a liga interna, no que diz respeito aos empates, ficou igualado a uma bola com o Newell’s Old Boys (casa) e com o Belgrano (fora), antes havia perdido 0-1 no Bombonera, com o Boca e 0-2 na receção ao Lánus.
Pablo Quatrocchi tem como boa nova o regresso à competição do veterano médio Rodrigo Braña.
O Atlético Rafaela no torneio Inicial da época passada ficou a meio da tabela e desta vez está em lugares mais agradáveis, ocupando a quinta posição a sete pontos do líder River Plate, com 18 pontos somados em 11 jogos, 14 tentos marcados e 12 tentos sofridos.
O Atlético Rafaela não perdeu nas últimas 5 partidas, venceu o Estudiantes (casa, 1-0) e o Racing Club (fora,2-0) e empatou com o Velez Sarsfield (fora) e com o Olimpo (casa) sem golos e na última ronda empatou a duas bolas na receção ao Banfield.
Do lado forasteiro Joel Sacks, Nicolás Orsini e Juan Eluchans são baixas certas devido a lesão.
Conclusão: Não creio que o Atlético Rafaela consiga vencer aqui, já na época passada o Atlético tinha um pobre registo fora e esta temporada mantém a irregularidade na condição de visitante.
Depois o equilíbrio tem sido nota dominante nos duelos entre ambos conjuntos, o Quilmes os 4 últimos jogos com o Atlético Rafaela, marcando sempre à equipa que hoje joga na condição de visitante.
Mas mais importante do que isso é a evolução competitiva do Quilmes que no último par de encontros não perdeu e acabou em muitas fazes do jogo por cima, aliás contra o Belgrano fora, o Quilmes fez 8 remates e teve sensivelmente a mesma posse de bola que o Belgrano e antes contra o Newell’s Old Boys tinha feito mais do dobro do remates, o que ilustra bem que a equipa de P. Quatrocchi está a subir de forma e é uma questão de tempo para a vitória aparecer.
Depois com o regresso de El Chapu, o Quilmes ganha outra consistência na linha média e o Atlético tem pedras chave fora de combate devido a lesão e por isso duvido que ganhe o jogo.