Confronto de equipes em posições distantes na tabela, pois enquanto o Chelsea segue no encalço do Manchester City (tem a chance hoje de diminuir a diferença para quatro pontos), o Reading busca sobreviver na Premier League e se afastar do rebaixamento, já que ocupa a penúltima posição.
O Chelsea de Rafa Benítez tem se mostrado extremamente inconstante nas ultimas partidas, tendo jogado algumas partidas no máximo medianas.
É fato que Demba Ba acrescentou um poderio ofensivo maior a equipe de que quando Fernando Torres jogava na frente, mas ainda assim não tem sido o bastante.
A nível interno, estão na terceira colocação com quarenta e cinco pontos em vinte e três jogos, com o segundo melhor ataque (marcando quarenta e sete gols) e possuem a segunda melhor defesa, tendo tomado apenas vinte e dois até agora.
Do lado do Reading, uma vitória hoje pode significar sua redenção e saírem da zona do rebaixamento. A equipe que se encontra com dezenove pontos na competição precisa começar a somar pontos pois o último colocado, Queens Park Rangers, tem evoluído seu futebol nas mãos de Harry Redknapp.
Possuem um ataque mediano onde já marcaram vinte e oito tentos, e em contra partida tem a terceira pior defesa, levando quarenta e três gols e quase a média de dois gols por jogo.
Conclusão: a equipe do Chelsea tem jogado melhor quando distante de Stamford Bridge (vide histórico, sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota jogando fora) e para hoje terá seus homens de frente em forma.
Também não pode descansar tranquila, pois o Tottenham está apenas quatro pontos atrás dele, e aí vem o Arsenal também. Para hoje vão jogar de forma dominante e tocando a bola, conseguindo penetrar na zaga do adversário com certa facilidade.