O Real Jaén é o 2º classificado desta competição, estando a apenas 3 pontos do líder.
Em casa tem um registo muito positivo, com 8 vitórias, 4 empates e 0 derrotas, 23 golos marcados e apenas 7 sofridos. Venceu 5 dos últimos 7 jogos em casa, e se os seus resultados globais não são tão bons, muito se deve aos resultados fora do seu reduto, muito contrastantes com os seus na condição de visitado.
O Salunqueño é o 11º classificado, e neste momento encontra-se à mesma distância da subida e da descida. Na competição leva 9 vitórias, 8 empates e 9 derrotas e quase o mesmo número de golos marcados e sofridos. Não é uma equipa nem boa nem má, excepto se analisarmos que o seu desempenho varia muito com o factor caseiro.
Em casa vence muito e fora perde muito. Fora de casa, venceu 1 jogo, empatou 5 e perdeu 7, tendo marcado apenas 7 golos e sofrido 15. Uma vez que apenas ganharam 1 vez fora em 13 jogos, não me parece que o façam agora diante de um candidato ao título, mas será que vão conseguir um empate? Não me parece.
O Jaén é uma equipa muito forte em casa, e o Salunqueño é uma equipa péssima quando joga fora. O Jaén sofreu apenas 7 golos em 12 jogos em casa, e o Salunqueño marcou apenas 7 em jogos fora. É de prever grandes dificuldades para o ataque dos forasteireiros, pois um ataque mau vai defrontar uma boa defesa. Arrisco-me a dizer que se o Jaén marca um golo ganha o encontro, e sendo que a sua média de golos em casa é elevada, é muito provável que marque pelo menos 2, o que dá uma margem de até poderem sofrer 1 golo e sairem vitoriosos na mesma.