Frente a frente teremos as duas equipas que seriam no início da época as mais candidatas à conquista do campeonato espanhol, naquele que marcará o sexto jogo da temporada entre estas duas formações rivais, depois dos encontros da Supertaça, Taça do Rei e ainda do jogo do campeonato em Barcelona. A formação visitada é 3ª classificada com 52 pontos, enquanto por outro lado o Barcelona chega a este jogo no topo da classificação com 68 pontos somados em 25 jornadas.
O Real Madrid vem de uma das melhores fases de resultados da temporada, tendo em conta que a sua melhor série foram quatro jogos consecutivos sempre a vencer, somando três triunfos sucessivos e vindo de uma série de cinco partidas sem perder. A nível ofensivo estão também num bom momento, ao marcar sempre nos seus últimos cinco partidas. Nos jogos caseiros ainda não perdeu desde o início da temporada e marcou em todas as partidas, tendo uma média de golos muito assinalável, tanto em relação aos marcados como aos sofridos (60-17 respectivamente em 21 jogos).
O Barcelona por sua vez vem de uma das piores fases de resultados da temporada dos últimos anos e denota uma inconstância inesperada nesta parte da época, tendo apenas vencido um dos seus últimos três jogos e ainda assim com muitas dificuldades; a equipa vem de uma série de 12 jogos consecutivos sempre a marcar. Fora de casa, vem de uma derrota em Milão por 2-0 e venceu apenas um encontro dos seus últimos quatro, estando numa série de oito jogos consecutivos sempre a sofrer golos; ao nível dos golos marcados e sofridos fora de casa, tem 57 marcados e 27 sofridos.
Acredito que com um jogo extremamente importante na próxima semana para o Real Madrid, Mourinho vá fazer algumas poupanças para este encontro, apostando nas segundas linhas, mas ainda assim garantindo competitividade para manter o registo invencível nos jogos caseiros e manter uma excelente média ao nível dos golos marcados e sofridos.
Ainda assim, a verdade é que o Barcelona está com um domínio enorme especialmente no campeonato espanhol (algo que não sucede nas outras competições) e não tendo compromissos internacionais, tentará vingar-se da derrota quase humilhante da última semana para a Taça do Rei. Sendo ambas equipas com muita capacidade ofensiva, sendo o Real a melhor equipa a jogar em contra ataque e o Barcelona em domínio, o Real fará como fez Terça.
Baixará as linhas e tentará recuperar a bola próxima da sua área e atacará rapidamente e perigosamente, arriscando-se a marcar dada alguma debilidade defensiva do Barça; o Barça poderá marcar a qualquer momento pelo estilo de jogo dominante e de passes nas costas especialmente. Já que a maioria dos encontros entre ambas as equipas terminam com alguns golos marcados, creio que este será mais um a terminar com golos.