O Real Madrid começou muito mal a época e as hipóteses de revalidar o título são quase nulas. Resta por isso lutar pela Taça do Rei e pala Liga dos Campeões.
Neste mês de Janeiro tem evidenciado algumas melhorias sobretudo ao nível da consistência de resultados sendo que não perderam qualquer jogo e no Santiago Barnabéu só somaram vitórias.
Todavia para este jogo Mourinho debate-se com uma série de ausências, nomeadamente Casillas, Sérgio Ramos, Pepe, Coentrão e Di Maria. Além destas Marcelo apesar de convocado não deve ainda actuar a titular pois não deverá ter o ritmo necessário para um jogo deste nível.
Estas ausências vão obrigar a quase uma completa remodelação do setor defensivo sendo que mesmo Arbeloa deve atuar fora do seu lugar, ocupando o lado esquerdo da defesa, entrando para o lado direito Essien que não tem rotinas na posição.
Para além disso são cada vez mais os rumores de que o ambiente no balneário não é o melhor e que houve mesmo um ultimato de alguns jogadores, o que pode ter influência neste encontro.
Relativamente ao Barcelona não há muito a dizer. Continuam a praticar o mesmo estilo de jogo, embora me pareçam um pouco mais objectivos. Recentemente deram alguns sinais negativos empatando em casa com o Málaga para a Taça e perdendo pela primeira vez para o campeonato, porém depois conseguiram garantir a passagem a estas meias finais no terreno do Málaga.
As fragilidades desta equipa continuam a centrar-se no jogo aéreo e na ausência de alternativas válidas a Pique e Puyol na zona central da defesa. Para este jogo Tito Vilanova tem praticamente todo o plantel à disposição sendo que com excepção da baliza que será entregue a Pinto não deverá mexer muito no restante onze.
Desde os cinco a zero em Barcelona os duelos entre estas duas equipas tem sido mais equilibrados ainda que com ligeira vantagem para o Barcelona. Este ano já se encontraram por três ocasiões tendo-se verificado os três resultados possiveis. Empate em Camp Nou para o campeonato e vitórias caseiras na Supertaça de Espanha que acabou, devido ao goal average, por ser ganha pelo Real.
Mesmo na sua máxima força dá-me sempre a sensação que o Real está um pouquinho abaixo do Barcelona pelo que com as ausências na defesa penso que vai ter dificuldades para parar o ataque do Barça, pelo que penso que o Barcelona deverá ser considerado favorito e penso que pode mesmo vencer por uma margem superior a um golo.
Equipas Prováveis:
Real: Adan – Essien, Varane, Ricardo Carvalho, Arbeloa – Xabi Alonso, Modric, Khedira – Ozil, Benzema, Ronaldo
Barcelona: Pinto – Bani Alves, Pique, Puyol, Alba – Busquets, Iniesta, Xavi – Pedro, Fabregas, Messi