O Real Madrid recuperou depois de um início de temporada bastante abaixo das suas capacidades mas nem assim conseguiu voltar a intrometer-se na luta pelo ceptro espanhol, e segue neste momento numa luta com o Atlético de Madrid para tentar garantir o segundo lugar do pódio, estando com um ponto de vantagem sobre o rival madrileno e já a inalcançáveis 13 pontos de desvantagem para o Barcelona.
Depois da desilusão do campeonato as atenções madrilistas centraram-se todas nesta Liga dos Campeões, à procura do 10º troféu de campeão europeu para o seu historial. A verdade é que mesmo depois disso nem tudo correu bem nesta Liga dos Campeões, com uma fase de grupos bastante atribulada onde apenas conseguiu vencer metade dos encontros e deixou escapar o primeiro lugar para os alemães do Dortmund.
Felizmente para a equipa de José Mourinho os oitavos de final coincidiram com uma grande subida de forma da equipa e mesmo depois de ter empatado na primeira mão o Real conseguiu vencer em Old Trafford virando o resultado de 0-1 para 2-1 e assim eliminou o Manchester United.
Apesar do deslize na última jornada da Liga com um empate em casa do frágil Saragoça, o Real tem estado a garantir bons resultados nos últimos tempos e tem estado muito forte a nível ofensivo, sendo que nos jogos em casa tem marcado mais de 3 golos com alguma frequência, sendo que neste ano civil por 5 ocasiões já marcou pelo menos 4 golos, a última delas no último encontro em casa.
O Galatasaray surpreendeu bastante nesta Liga dos Campeões e já foi uma excelente prestação chegar aqui aos quartos de final e enfrentar um dos maiores candidatos à vitória final da competição, e para além disso tem estado bastante bem no campeonato turco e segue num bom caminho para revalidar o título de campeão, seguindo com 4 pontos de vantagem para o rival Fenerbahçe.
Nesta Liga dos Campeões é verdade que os turcos estão a fazer uma excelente prestação e que as contratações de Sneijder e Drogba em Janeiro valeram de muito na eliminatória contra o Schalke, mas apesar de tudo o Galatasaray acabou por ter alguma sorte com o sorteio da fase de grupos, aproveitando também uma má prestação do Braga para garantir a passagem aos oitavos de final.
Na eliminatória com os alemães do Schalke 04 os turcos surpreenderam na segunda mão e conseguir dar a volta a um 1-1 que colocou os turcos em desvantagem, e com uma excelente exibição de garra e força na segunda mão conseguiram dar a volta de 0-1 para 2-1 e marcar o 3-2 final já nos minutos de compensação confirmando a sua presença nestes quartos de final.
Apesar de ser uma equipa com alguma qualidade é claro que a sua defesa deixa bastante a desejar, sendo que nesta Liga dos Campeões apenas conseguiu manter a baliza inviolada na recepção a um Manchester United bastante desfalcado a nível ofensivo, mas mesmo assim costuma obter bons resultados fora de casa e a nível ofensivo costumam cumprir.
Este tem tudo para ser o encontro mais desequilibrado destes quartos de final, pois apesar do Galatasaray ter qualidade dificilmente conseguirá fazer frente ao Real Madrid de Mourinho. O Real tem estado numa excelente forma ultimamente, conseguiu inclusivamente vencer por duas ocasiões o Barcelona e a jogar em casa numa primeira mão é de esperar que comande o jogo por inteiro e que procure desde logo a baliza adversária de maneira a decidir já a eliminatória.
O Galatasaray conta com bons valores principalmente no plano ofensivo, com Sneijder a distribuidor de jogo e contando com dois avançados de alto nível como o consagrado Drogba e o turco Yilmaz, que é juntamente com Ronaldo o melhor marcador desta edição da Liga dos Campeões, e até acredito que possa criar algumas dificuldades à defesa madrilista que mais uma vez não irá contar com Casillas, apesar de Diego Lopez ser um guarda redes de grande nível a verdade é que ainda falta algum entrosamento com a restante defesa.
Não acredito que o Real Madrid deixe escapar esta excelente oportunidade para resolver já a eliminatória e tendo pela frente uma defesa frágil não deverá ter problemas em marcar 3 ou mais golos, no entanto acredito também que o Galatasaray tem mais que argumentos para conseguir marcar no Bernabéu pelo que não arrisco em handicaps, pois acredito que o mercado dos golos é mais seguro, esperando ainda assim um resultado final de 4-1 ou 5-1.