No 3.º lugar e a 15 pontos da liderança ocupada pelo Barcelona, o Real já dá o campeonato praticamente como perdido e foca a sua atenção na conquista de outras competições, como a Taça do Rei ou a Champions.
Em 20 jogos, a equipa madrilena conquistou 40 pontos, com 50 golos marcados e 20 sofridos. Depois de um período menos bom, com perdas de pontos surpreendentes perante adversários inferiores (como o recente 0-0 no terreno do Osasuna), o Real Madrid parece ter melhorado bastante.
Eliminou recentemente o Valencia na Taça do Rei com 2-0 em casa e 1-1 fora, tendo pelo meio goleado esta mesma equipa por 5-0, numa primeira parte perfeita da equipa de Mourinho.
Esta época, o Real já perdeu pontos em casa contra o Valencia e o Espanyol, tendo no seu último jogo no Bernabéu batido a Real Sociedad por 4-3.
Na próxima quarta-feira há um jogo importantíssimo com o Barcelona, para a primeira mão das meias-finais da Taça do Rei e por isso o jogo de hoje não assumirá por certo uma importância tão grande quanto isso. Casillas e Pepe são as baixas de maior renome.
No meio da tabela de classificação, o Getafe soma 26 pontos em 20 jogos, já marcou 25 e sofreu 31 golos.
São 8 os pontos de vantagem para a linha de despromoção e 7 os que separam a equipa de Madrid dos lugares europeus. Sem ganhar desde o início de Dezembro, o Getafe vem de três empates seguidos, contra Atlético Madrid, Granada e Sevilla.
Num total de 10 jogos fora para o campeonato, Getafe perdeu em metade e pontuou na outra metade, tendo mesmo vencido contra Zaragoza, Athletic Bilbao e Espanyol, equipas com fraco desempenho em casa esta época. Nos últimos jogos fora, o Getafe perdeu 4-2 com o Valencia e 3-1 com o Rayo Vallecano.
Ao contrário do Real que joga a meio da próxima semana, a equipa do Getafe só volta a competir no próximo fim-de-semana, para o campeonato, diante do Deportivo. Juan Rodríguez e Escudero são as baixas para este jogo.
É certo que o campeonato está praticamente perdido e o Real não encarará da mesma forma, com a mesma motivação, as partidas que terá pela frente até final.
Ainda para mais com jogo contra o Barcelona na quarta-feira. No entanto, o Real fez uma grande exibição em Valencia há uma semana, onde goleou por 5-0, e creio que hoje de regresso a casa tem tudo para fazer mais uma grande jogatana, mesmo com algumas poupanças promovidas por José Mourinho.
Já contra a Real Sociedad, o Real vivia um momento muito particular e difícil e conseguiu ganhar por 4-3 jogando praticamente toda a partida reduzida a 10 jogadores.
Hoje, quererá por certo vingar a derrota da primeira ronda no terreno do Getafe e perante um oponente em má forma tem tudo para repetir a história dos últimos anos: 4-0 em 10/11 e 4-2 em 11/12.
Prefiro optar primeiramente pelo mercado de golos, em detrimento dos handicaps asiáticos (onde o AH -2 me parece muito bom também, porque o Real até agora não tem demonstrado uma coesão defensiva enorme e o Getafe marcou em todos os jogos fora, à excepção do jogo contra o Atlético Madrid.