A equipa basca da Real Sociedad está a fazer um campeonato acima das expectativas ocupando a nona posição, totalizando 26 pontos em 19 jogos, somando 28 golos marcados e 25 golos sofridos.
Os bascos têm tido performances agridoces, depois de empatarem sem golos em Granada, venceram por 2-1 o Sevilla, no seu reduto, mas depois perderam no Barnabéu por 3-4 e em casa não foram além de um empate a uma bola com o Deportivo.
Os bascos são claramente perigosos nos lances de bola parada e no contra ataque como mostraram recentemente diante dos merengues e apesar de defensivamente não serem uma equipa consistente, o Barcelona tem que ter cuidado com as arrancadas de trás para a frente de X.Prieto que fizeram miséria diante do Real Madrid.
A equipa culé está a fazer um campeonato extraordinário somando 18 triunfos e um empate e mantendo o estatuto de equipa imbatível. Sendo também o melhor ataque com 64 golos marcados e a segunda melhor defesa com 20 golos sofridos.
A equipa catalã selou o apuramento na Copa del Rey com goleada caseira diante do Cordoba por 5-0, mas na mesma competição empatou a duas bolas na recepção ao Málaga.
Mas para a liga bateu o mesmo oponente, fora, por 3-1 e antes havia batido o Espanhol por 4-0.
O Barcelona vai jogar no seu 4-3-3, procurando controlar o jogo desde o seu início até porque vem aí uma carga de jogos intensa e de enorme importância.
È certo que o Barcelona tem tido algumas dificuldades em manter a consistência defensiva até porque tem havido muitos mexidas no sector mais recuado, mas em termos ofensivos o tic-taca tem demolido quase todos os adversários, o estilo de jogo em que há sempre duas ou três linhas de passe, em que domina o passe curto e a posse de bola têm redundando em muitas oportunidades de golo e controlo dos ímpetos dos oponentes e depois quem tem um goleador nato como Lionel Messi, eleito pela quarta vez seguida o melhor jogador do mundo e falsos extremos como Pedro e Iniesta, arrisca-se sempre a marcar muitos golos e a ganhar jogos.
Conclusão: Creio que ambas equipas marcam pois o Barcelona sem Puyol e com Mascherano no eixo defensivo é muito mais permeável e a Real Sociedad frente ao Real Madrid provou que se sente muito cómoda a jogar em contra-golpe.
Mas por outro lado o Barcelona conta com o homem dos 90 golos na frente de ataque, tem de longe o melhor ataque da liga e é preciso ter em atenção que Pedro é muito perigoso nas diagonais de fora para dentro que faz.