Famoso ex jogador do Porto, Atlético de Madrid, Sporting, Benfica, Marselha entre outros. Actualmente é colunista em diversos meios de comunicação social.
Este será um jogo importantíssimo para as aspirações de ambas as equipas no objectivo de conquistar o 4º lugar da Liga Espanhola que dá acesso ao Play-Off da Liga dos Campeões na próxima época.
A Real Sociedad é a grande revelação da liga Espanhola. No início desta época seria impensável acreditar que estariam a lutar pela Champions League quando faltam 9º jornadas para terminar o campeonato.
A grande virtude da equipa tem sido a regularidade e os jogadores mais importantes têm estado a grande nivel como é o caso de Xabi Prieto, Agirretxe, Claúdio Bravo, Alberto de la Bella, Carlos Martinez ou Griezmann, mas se tenho de eleger um, é o esquerdino Carlos Vela sem dúvida.
O mexicano está a fazer o seu melhor ano desde que chegou à Europa, demonstrando todo o seu talento, sendo um jogador que quando está inspirado pode decidir um jogo sózinho numa jogada individual. Apesar de não ser um goleador nato, é o actual melhor marcador da equipa (com 12 golos no campeonato). Uma vitória contra um rival directo nesta fase tão determinante do campeonato confirma que os bascos são uns sérios candidatos ao tão ambicionado 4º lugar.
Por outro lado, temos a equipa do Málaga que jogou na quarta-feira a primeira mão dos quartos-de-final da Champions League. Numa altura em que estão na competição mais importante da Europa e a um passo das meias-finais, mesmo com as alterações que se prevêm relativamente ao último jogo, o esforço físico e mental foi enorme, entrando em campo com a desvantagem de terem menos dias de recuperação.
Isto para não falar na fadiga da viagem acrescido que mentalmente toda a estrutura e adeptos do Clube estarão focados no jogo diante do Borussia Dortmund na próxima terça-feira. No encontro de San Sebastian estarão em jogo apenas tres pontos, enquanto que na partida na Alemanha vai ser muito mais que isso, será decisivo pois em caso de qualificaçao, entram para a historia do futebol.
Por fim, é bom relembrar que seja qual for a situação é sempre difícil para qualquer equipa trazer os três pontos do País Basco e especialmente no Estádio Anoeta. Isto apesar do ambiente não ser tão hostil como no velhinho Atocha, onde me recordo particularmente do ambiente fervoroso no apoio à sua equipa.
Por estas razoes, o meu prognóstico recai na vitória da Real Sociedad que, vê neste jogo, a oportunidade de ganhar alguma vantagem na luta pelo 4º lugar e assumir-se assim como candidata á classificação para a Champions league
Ass: Paulo Futre