Quem diria que no início da época esta partida ia ser mais decisiva para os bascos do que para os merengues.. Mas é verdade, a Real neste momento está em 4º na classificação, um lugar que lhe garante o acesso á pré eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época.. Mas bem atrás está o Valência que curiosamente tem os mesmo pontos(62) e que tem nesta jornada um jogo bem mais acessível que o dos bascos.. A equipa comandada por Mountanier é das melhores a jogar futebol em Espanha, encara qualquer adversário de “peito feito”, um pouco á semelhança do que aconteceu na primeira volta, na derrota por 4-3 no Bernabéu e esta partida não será diferente..
Vem de um triunfo fora de casa em Sevilha por 1-2, num jogo intenso e que podia muito bem ter terminado com outro resultado, tantas foram as ocasiões para as duas equipas.. Nesse jogo em Sevilha, a Real Sociedad efectuou 16 remates e do outro lado, o Sevilha efectuou 19.. Estes números demonstram por um lado uma Real Sociedad forte em termos ofensivos, mas por outro lado um pouco permissiva na forma como defende.. Já no empate em casa frente ao Granada a duas bolas isso foi evidente, podia ter “matado” o jogo imensas vezes e depois acabou por sofrer o empate bem perto do fim, não conseguindo segurar a vantagem..
O que aconteceu frente ao Granada em não ter conseguido segurar a vantagem, já tinha acontecido frente ao Getafe, quando chegou bem cedo à vantagem e antes do intervalo permitiu a remontada.. Frente a um Real Madrid que possui avançados de enorme valor, é de prever dificuldades para os bascos seguraram uma possível vantagem no marcador.. A jogar em casa tem rubricado grandes exibições, mas acima de tudo tem havido muitos golos nessas partidas.. Por exemplo, venceu em casa o Barcelona por 3-2, o Málaga e o Valência por 4-2 e ainda o Valladolid por 4-1.. A grande baixa nos bascos é o mexicano Vela que está castigado devido ao amarelo que levou em Sevilha..
Como disse no começo da análise, esta partida não tem qualquer interesse para os merengues, apenas há o prestígio a defender e também o ego de Cristiano Ronaldo que ainda pode ultrapassar Leo Messi na questão dos golos marcados na época 2012/13 e todos sabemos da importância que isso tem para o extremo português, funciona quase como um título para o madeirense.. O balneário do Real Madrid neste momento está destruído completamente, Mourinho nem convocou para este jogo Xabi Alonso, Ramos que não treinaram toda a semana e Casillas.. Não me admirava nada se tivessem sido os jogadores a pedir para não viajar..
Portanto, é de esperar uma equipa desfalcada principalmente no sector defensivo, visto que Coentrão e Varane também não jogam.. Uma equipa que já por si só defende mal, então sem Ramos, Coentrão, Varane e ainda Alonso, fica ainda pior em termos defensivos.. Irá jogar quase de certeza Albiol e Ricardo Carvalho no centro da defesa, na lateral direita Arbeloa e na esquerda, Marcelo que não joga há imenso tempo.. Será uma defesa bastante débil aquela que entrará de início no Anoeta.. Por outro lado, em termos ofensivos está toda a gente convocada, Ronaldo tem ainda o objectivo que já referi em cima e a dupla Benzema/Higuain vão querer acabar da melhor maneira a temporada.. Após a derrota na Copa do Rey, os merengues estão destroçados, mas por outro lado vão entrar sem qualquer pressão neste jogo..
Tendo em conta a valia dos jogadores do Real Madrid, jogando descontraídos, torna mais difícil a missão para os bascos, tal como refere o treinador da Real Sociedad.. Acredito numa partida um pouco à semelhança da primeira volta, onde o Real Madrid venceu por 4-3, mas talvez desta vez o resultado seja inverso.. Mesmo com Vela de fora deste jogo, os bascos são uma equipa perigosa, contam ainda com Agirretxe e Xabi Prieto que fez um hat-trick no Bernabéu.