A espera terminou. A sempre difícil “data FIFA”, que, por norma, complica especialmente o trabalho de treinadores, mas também da comunidade apostadora, chegou, pela terceira vez em 2020/21, ao fim. O fim-de-semana em Portugal vai ficar marcado pela entrada das equipas da Liga NOS na Taça de Portugal, mas pela Europa fora há vários jogos de grande cartaz que vale a pena antever.
MOURINHO vs GUARDIOLA UMA VEZ MAIS
A sempre apetecível Premier League regressa no sábado e logo com três candidatos à qualificação europeia a entrar em campo.
Ao final da manhã, o Chelsea visita St. James’ Park, casa do Newcastle e o dia fecha com a receção do Manchester United, de Bruno Fernandes, ao West Bromwich, de Matheus Pereira (ex-Sporting) e Krovinovic (cedido pelo Benfica).
Porém, o jogo grande de sábado está marcado para as 17h30 e terá lugar na capital inglesa.
O Tottenham, de José Mourinho e Gedson, que segue na vice-liderança da classificação a apenas um ponto do Leicester, recebe a visita do Manchester City, de Pep Guardiola e também Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias.
🎯 Na Betano, são os intermitentes “citizens” a deter o favoritismo (1.78), perante um Tottenham que vestirá a pouco habitual pele de “underdog” (3.90).
Este será apenas o segundo jogo do Tottenham de Mourinho frente ao City, mas há que lembrar que, na época passada, foram os “spurs” ganhar com uma estratégia muito astuta, por 2-0.
Mas, na Premier League, a jornada ainda terá outro grande confronto em perspetiva. No domingo, pelas 19h15, o campeão Liverpool, de Diogo Jota, fará as honras da receção ao líder Leicester City, de Ricardo Pereira.
Com uma lista extensa de baixas (com destaque para Mohamed Salah, infetado com a covid-19), Jürgen Klopp vê os seus “reds” terem um favoritismo pouco evidente (1.91), num jogo onde o Empate está cotado a 3.65 e a vitória dos “foxes” a 3.55 na Esc Online.
Nota de destaque, ainda, para o jogo de domingo à tarde (16h30), entre o Leeds United de Marcelo Bielsa, uma equipa cujos jogos vale sempre a pena assistir, e o Arsenal de Mikel Arteta.
CLÁSSICO EM MADRID ENTRE ATLÉTICO E BARÇA
Ao início da noite de sábado (20h00), o Barcelona e Lionel Messi deslocam-se até ao Wanda Metropolitano, para defrontar o Atlético Madrid, de João Félix, num jogo que promete, até pela frágil situação que a equipa de Ronald Koeman vive na La Liga, onde venceu apenas três dos sete jogos que já realizou.
Num embate entre as equipas dos portugueses João Félix (Atlético) e Francisco Trincão (Barcelona), o destaque vai para um jogador que não poderá marcar presença.
Luis Suárez, protagonista de uma das transferências mais surpreendentes do último mercado, está infetado com a covid-19 (deu positivo ao serviço da seleção do Uruguai) e não poderá reencontrar a antiga equipa.
🎯 Na Betano, o favoritismo é atribuído à equipa do Barcelona, mas por uma margem diminuta: odds de 2.33 para a vitória “culé” e de 2.84 para os “colchoneros”.
Ainda em Espanha, durante a tarde de sábado (15h15) o campeão Real Madrid vai a um recinto onde, historicamente, não tem sido feliz nos tempos mais recentes: a casa do motivado Villarreal, de Unai Emery.
Zinédine Zidane não terá vários jogadores importantes à disposição (destaque para a dupla de centrais composta por Sergio Ramos e Varane) e, talvez por isso, o Real Madrid tenha a sua vitória cotada a 2.25 nas principais casas de apostas.
GATTUSO (NÁPOLES) ENFRENTA EX-EQUIPA (AC MILAN) EM CLÁSSICO QUE PODE VALER A LIDERANÇA DA SERIE A
O fim-de-semana é de clássicos por praticamente todas as grandes ligas do futebol europeu e Itália não é exceção.
A Juventus e Cristiano Ronaldo entram em campo no sábado, pelas 19h45, num jogo onde se perspetiva uma tarefa relativamente simples (1.33) para a ‘Vecchia Signora’ levar de vencida o Cagliari, em Turim.
Já no domingo e depois de Lazio e Atalanta terem jogado (defrontam no sábado fora de casa Crotone e Spezia, respetivamente), o Inter recebe o Torino, à mesma hora (14h00) que a AS Roma, de Paulo Fonseca, recebe o Parma, de Bruno Alves.
O grande jogo da 8.ª ronda da Serie A está, contudo, marcado para o domingo às 19h45, confirmando o ditado de que o melhor fica para o final.
No mítico San Paolo, em Nápoles, a equipa de Gennaro Gattuso, que segue a três pontos da liderança ocupada pelo AC Milan, recebe precisamente a formação onde militam os portugueses Rafael Leão e Diogo Dalot.
Ambas as equipas precisam de ganhar para acabar o fim-de-semana no 1.º lugar, isto se o Sassuolo não vencer na visita a Verona.
🎯 Na Betano, o fator casa confere o favoritismo ao Nápoles (2.25), numa partida onde o mercado de ambas as equipas marcam merecerá uma especial atenção, mas em live, até porque a odds de 1.47 não representa, na minha opinião, uma aposta de valor.
BUNDESLIGA REGRESSA COM LUTA PELO TOPO AO RUBRO
Entre o 1.º (Bayern Munique) e o 4.º (Bayer Leverkusen) classificados da liga alemã estão apenas três pontos de distância.
O RB Leipzig, que ocupa o papel de vice-líder, tem viagem marcada até Frankfurt durante tarde de sábado (17h30), para defrontar o Eintracht Frankfurt, num jogo tradicionalmente complicado, até porque os novos candidatos ao título da Bundesliga nunca venceram na Commerzbank-Arena desde que subiram do segundo escalão.
Na Betano, a complicada missão dos pupilos de Julian Nagelsmann está traduzida numa odds de 1.87.
Pelas 19h30, um dos jogos de maior cartaz do fim-de-semana na Alemanha decorre em Berlim, com o confronto entre Hertha e Borussia Dortmund, que procura recuperar-se da derrota da última jornada no clássico frente ao Bayern.
🎯 A vitória dos homens de Lucien Favre está cotada a 1.65, num jogo onde a propensão de golos fica refletida na colocação da linha, fixada em mais (2.18)/menos (1.50) de 3.5 golos.
O campeão Bayern defenderá a liderança conquistada na última jornada ao início da tarde de sábado (14h30), com a receção ao Werder Bremen, num jogo onde goza de amplo favoritismo (1.11).