Encontro dos quartos de final de Roland Garros onde o suíço actual 3º classificado do ranking Roger Federer defronta o francês 8º da hierarquia mundial Jo-Wilfried Tsonga
Tsonga, o francês de 28 anos procura passar pela primeira na sua carreira as meias finais de Roland Garros tendo o ano passado sido derrotado nesta fase da prova pelo sérvio Novak Djokovic num jogo muito equilibrado onde Tsonga esteve muito perto da vitória e onde foram necessários 5 sets.
O francês consegue sempre subir o nível do seu ténis quando actua perante o seu público e este ano os seus dois melhores resultados foram precisamente em França nos torneios de Marselha onde conquistou o título e no Masters 1000 de Monte Carlo onde chegou às meias finais.
Até este momento em Roland Garros tem tido um percurso tranquilo vencendo até ao momento Bedene, Nieminen, Chardy e Troicki todos em três sets apenas
Federer, o suíço de 31 anos tem aqui uma excelente oportunidade para regressar à final de um torneio do Grand Slam pois os seus maiores rivais estão do outro lado do quadro.
Federer fez três rondas inaugurais a muito bom nível vencendo Carreno-Busta, Devvarman e Benneteau em três sets apenas, no entanto no encontro da 4ª ronda diante de Gilles Simon teve bastantes dificuldades não conseguindo encontrar o seu ténis no 2º e 3º set tendo mesmo de inverter uma desvantagem de 1 – 2, no entanto Federer conseguiu mostrar toda a sua qualidade e nos momentos de maior pressão o seu ténis veio ao de cima conseguindo carimbar o acesso a esta fase da competição
h2h: 9 – 3 para Federer
Conclusão: Tsonga tem jogado a um bom nível, no entanto é necessário referir que até ao momento não teve um verdadeiro adversário sendo que Chardy poderia ter sido um adversário complicado, mas fez um jogo simplesmente desastroso e Tsonga aproveitou as oportunidades.
Apesar de ser um jogador muito querido do público francês, não sei até que ponto Tsonga irá ter aquele apoio a roçar a loucura por parte dos franceses, pois como se viu no jogo de Simon também quando Federer entra em campo há sempre um grande respeito e admiração por ele e tendem a ser mais comedidos no seu apoio.
Federer tem ténis para bater Tsonga e já mostrou isso no passado sendo que este ano já se defrontaram no Open da Austrália e o suíço superiorizou-se em cinco sets.
Em terra batida creio que a vantagem de Federer é ainda maior para Tsonga e no fundo do court vejo clara vantagem para Federer nas trocas de bolas.
Este será apenas o segundo embate entre ambos em terra batida nas suas carreiras tendo Federer vencido em 2011 no Masters de Roma por 6 – 4 6 – 2 e acredito que nesta partida saia novamente vencer muito provavelmente em quatro sets.