Com 34 pontos conquistados em 22 jornadas, a Roma ocupa o 8.º lugar da classificação geral do campeonato italiano.
Neste período de tempo, já marcou 47 golos e sofreu 38, o que faz com que tenha o melhor ataque da liga e a segunda pior defesa, um dos seus grandes problemas e que tem colocado o técnico Zeman em risco de despedimento.
Sem perder há quatro partidas, altura em que foi derrotada no terreno do Catania, a formação romana vem de um empate de 3-3 contra o Bologna, na última jornada.
Antes tinha eliminado da Taça a Fiorentina, empatado com o Inter para o campeonato (1-1) e ganho para a Taça (2-1), na primeira mão das meias-finais.
Nos jogos em casa, a Roma começou bastante mal, mas tem melhorado muito, tendo ganho quatro dos últimos cinco.
Exceptuando os empates de 1-1 contra a Sampdoria e o Inter, a Roma marcou sempre um mínimo de dois golos a actuar como visitado, tendo marcado por três vezes nos últimos cinco jogos 4 golos.
Para o confronto de hoje com o Cagliari, a Roma estará sem Balzaretti, Destro, Pjanic e Guberti.
O técnico Zeman deverá fazer alinhar de início: Goicoechea; Piris, Marquinhos, Castán, Torosidis, Bradley, Tachtsidis, Florenzi, Lamela, Osvaldo, Totti.
O Cagliari segue bem abaixo na classificação em relação à Roma. Está no 16.º lugar, soma 21 pontos em 22 jogos e está apenas 3 pontos acima da zona de despromoção.
Até aqui já marcou 21 golos e sofreu 38, um dos piores registos do campeonato a defender. Depois de uma série de cinco derrotas seguidas, a equipa do Cagliari já não perde há três jogos.
Nesta sequência, ganhou por 2-1 ao Génova e empatou com a Atalanta (1-1) e o Palermo (1-1). Nos seus jogos fora, o Cagliari não tem estado nada bem.
Num total de onze deslocações, só conseguiu ganhar contra Torino e Sampdoria, tendo empatado apenas mais três jogos e perdido nos restantes.
Destaque para o facto de terem marcado em todos os jogos fora, à excepção dos encontros com Génova e AC Milan, ainda em Agosto.
Para esta deslocação à capital, o Cagliari não poderá contar com Ariaudo e Nené.
Deste modo, o treinador Pulga deverá fazer entrar em campo um onze bastante próximo do seguinte: Agazzi; Pisano, Rossettini, Astori, Avelar, Dessena, Conti, Ekdal, Nainggolan, Sau, Ibarbo.
Depois do empate a três bolas na deslocação ao terreno do Bologna, a Roma tem hoje a oportunidade de voltar a colocar pressão nas equipas que ocupam os lugares acima de si na classificação.
Em caso de vitória, os romanos alcançam o AC Milan, com 37 pontos. Em casa, a equipa de Zeman tem tido grandes resultados, só interrompeu recentemente uma série de quatro triunfos contra o Inter de Milão, e tem um registo de golos marcados em casa assinalável.
Já o Cagliari nos seus jogos fora não tem sido capaz de causar grandes dificuldades aos seus oponentes. Mesmo assim, a equipa não perde há três jogos e depois da derrota de 3-0 na primeira volta na secretaria, certamente vão querer pontuar e assim dar mais um pequeno passo rumo à manutenção.
Tendo em conta que o Cagliari marca quase sempre nos seus jogos fora e esta defesa da Roma é uma das piores da liga, prefiro optar pelo rendimento atacante dos da casa, do que propriamente pela vitória ou pelos seus handicaps.
Pela frente, a Roma terá uma defesa também ela bastante débil e uma frente de ataque composta por Lamela, Osvaldo e Francesco Totti deverá ser suficiente para marcar três tentos, pelo que vejo bastante valor na odd proposta pelos bookies para este acontecimento.