A Roma é 8ª classificada do maior campeonato de futebol profissional de Itália e vem de uma série de duas vitórias consecutivas, onde conseguiu bater a Juventus, líder do campeonato, no seu estádio, e a Atalanta, 16º classificado, fora de casa, o que revela o bom momento de forma que esta equipa atravessa.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, um registo ligeiramente superior ao do dos jogos efectuados fora do seu estádio, o que revela que esta equipa é bastante equilibrada e que possui uma boa mentalidade, postura e abordagem em relação aos jogos que disputa.
Totalizando os golos desta equipa, neste campeonato e até à data, o mesmo tem 54 golos marcados e 47 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos ataques mais eficazes e à 2ª defesa que mais golos permite, o que perfaz uma das 6ªs melhores diferenças de golo, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 3-6-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 3-4-2-1, que tem em Lamela e Osvaldo os melhores marcadores da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 11 golos marcados, cada um, que perfazem 20% do total de golos, desta equipa.
Em termos de ausências, Leandro Castán e Destro estão lesionados e Guberti está suspenso, pelo que o treinador não poderá contar com estes 3 jogadores, nesta partida, É também de referir que este lote de 3 jogadores indisponíveis soma 35 entradas em campo e 5 golos marcados, mas havendo opções com igual ou superior valor, na minha opinião, não espero que as mesmas se façam notar, nesta partida.
Lista de convocados da Roma: Goicoechea, Lobont e Stekelenburg, Burdisso, Marquinhos, Dodó, Balzaretti, Piris, Romagnoli e Torosidis, Bradley, Marquinho, De Rossi, Florenzi, Perrota, Pjanic, Tachtsidis e Taddei, Lamela, Lopez, Lucca, Osvaldo e Totti.
Onze provável da Roma: Stekelenburg, Piris, Burdisso, Romagnoli, Torosidis, Pjanic, De Rossi, Marquinho, Lamela, Totti e Osvaldo.
O Génova é agora 17º classificado da Sèrie A italiana e vem de uma série de 5 jogos consecutivos sem perder, o que revela o bom momento de forma que esta equipa atravessa. Em termos de registos, a jogar fora do seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma duas vitórias, 5 empates e 6 derrotas, um registo inferior ao do dos jogos efectuados no seu estádio, o que revela que este conjunto apresenta um défice na sua postura, mentalidade e abordagem que faz a este tipo de partidas.
Totalizando os golos desta equipa, nesta prova e até à data, a mesma tem 26 golos marcados e 37 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 4º ataque menos eficaz e a uma das 7ªs defesas que mais golos permite, o que perfaz a 6ª pior diferença de golos, desta prova. Tacticamente, este conjunto joga num 3-6-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 3-5-1-1, que tem em Borriello o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 7 golos marcados em 19 jogos disputados, o que perfaz 0,36 golos por jogo e 20% do total de golos, desta equipa.
Em termos de ausências, Floro Flores, Olivera e Manfredini estão lesionados e Granqvist e Matuzalem estão suspensos, pelo que o treinador não poderá contar com estes 5 jogadores, nesta partida. È também de referir que este lote de 5 jogadores indisponíveis soma 46 entradas em campo e um golo marcado, pelo que será de esperar que, sobretudo a ausência de Granqvist se faça notar, na defesa desta equipa.
Lista de convocados do Génova: Tzorvas, Donnarumma e Frey, Bovo, Cassani, Ferronetti, Antonelli, Portanova, Pisano e Moretti, Rigoni, Rossi, Tozser, Vargas, Bertolacci, Jorquera e Kucka, Borriello, Immobile e Jankovic.
Onze provável do Génova: Frey, Bovo, Portanova, Moretti, Pisano, Kucka, Tozser, Vargas, Antonelli, Bertolacci e Borriello.
É esperada uma temperatura a rondar os 6 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva e com uma sensação térmica a rondar, também, os 6 graus, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, e portanto, também os níveis de espectacularidade deste jogo entre duas equipas em metades distintas da classificação do maior campeonato de futebol profissional de Itália sairão prejudicados.
Em confronto teremos, então, o 8º classificado, contra o 17º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer este encontro está do lado da equipa da casa, que vem de uma série de duas vitórias consecutivas e procura romper com uma série de 5 jogos consecutivos sem perder que a equipa visitante vem atingindo.
Em termos de comparação táctica, teremos duas equipas a jogar em 3-6-1, o que faz com que seja de prever algum equilibrio posicional e numérico de jogadores a meio-campo, o que deixará os desiquilibrios desta partida para os planos físicos, técnicos, de disciplina táctica, eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe, de desmarcações, da velocidade e da eficácia na conversão dos lances de bola parada, onde a equipa da casa é um dos conjuntos, na minha opinião, mais bem dotados deste campeonato e que, com outra consistência defensiva, poderia estar bem melhor classificada.
Prevejo, portanto, uma equipa da casa completamente dominadora e controladora das intenções do adversário, que deverá ter, neste jogo, maior posse de bola e mais oportunidades de golo flagrantes, pelo que, para a escolha do meu prognóstico, tendo em conta que o último jogo entre estas duas equipas ficou 4-2 para a equipa da Roma, tendo também em conta que a média de golos desta equipa, neste campeonato, é de 3,88 golos por jogo e que tem uma percentagem de jogos com mais de 4,5 golos de 50%, optei por esta margem de golos, pois acredito que, com este conjunto a 100%, certamente iremos presenciar a uma goleada desta equipa, que tem o seu ataque, neste jogo, a 100%, e algumas baixas facilmente substituiveis, a meu ver, e frente a um conjunto que está debilitado na sua defesa.